Pobre povo da Venezuela.

As sanções dos EUA à Venezuela atinge diretamente seu povo, que passa necessidades básicas, pegam fila até para comprar aspirinas na farmácia, sendo assim não se trata de sanções políticas somente, o governo Trump usa a população venezuelana para atingir seus objetivos, que sem dúvidas são econômicos. Dentro dos EUA há uma movimentação da classe mais culta , inclusive de atores e políticos, que criticam abertamente o governo Trump, por usar o povo da Venezuela para alcançar seus objetivos, e eles estão certos.

Que Nicolás Maduro é um péssimo governante , disso ninguém duvida, seu povo migra para países vizinhos, retirantes em busca de prover suas famílias, aqui entram por Roraima, lá formam a "Fila da Fome ", quando chegam os caminhões de mantimentos. Já são mais de 500 mil, e em abril próximo o governo brasileiro distribuirá essas pessoas para outros estados.

Quero elogiar o povo brasileiro pela enorme solidariedade oferecida a esses pobres vizinhos, e ao esforço das autoridades em acolher os refugiados, fornecendo-lhes ainda que pouco, muito para quem nada tem.

A maior riqueza da Venezuela é o petróleo, que é de alta qualidade, produto ambicionado pelos americanos, e que é um dos reais motivos dessa crise toda, pois os EUA querem manter o monopólio da sua exploração, como vinham fazendo durante décadas, enquanto o governo local diz "chega", gerando embargos financeiros e econômicos, desabastecendo a todo um país.

O presidente Trump diz para o mundo que a Venezuela não paga suas dívidas, e esta afirmação vem sendo contestada por Maduro, que afirma pagar em dia, e se nega a qualquer conversação com os EUA, pois sabe os reais motivos que existem por detrás.

Essas sanções também impedirá a exportação do produto para outros países, o que despencará ainda mais a economia venezuelana, e somente a China ainda acena para Maduro com alguma ajuda, porém é bom lembrar que nada vem de graça e que chinês é esperto, o cachorro pode estar apenas trocando de dono .

A Rússia através da sua principal petrolífera também ajudou no início, mas não tem muito interesse em entrar nessa briga, e já nega ajuda à Venezuela, lembramos que a Rússia tem petróleo, e está relativamente confortável, para que se indispor ainda mais com os americanos ?

As brigas internas no país são imensas pois a oposição ao governo de Nicolás é forte, e já morreram 120 oposicionistas, e o cerco está se fechando a cada dia, toda esta situação já é insustentável, e se espera uma ruptura definitiva para breve.

Uma coisa é certa para mim, a soberania americana sobre a América do Sul passa do limite, se aproveitando de governantes "imaturos" com tendências absolutistas, e em nome da democracia de interesse, impõe seu próprio jogo, aonde somente eles podem vencer.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 11/03/2018
Código do texto: T6276517
Classificação de conteúdo: seguro