Um novo hino, quem sabe ?

Parece um sacrilégio , mas não creio que seja. Os tempos são outros e cada vez mais acelerados, a ciência dá velocidade ao tempo, o definido se indefine em um piscar de olhos, hoje ninguém pode afirmar sem se contradizer.

Vejo o hino nacional já envelhecido , as palavras são cantadas e a cada dia , menos gente entende o que canta, a música nasceu muito antes, é do tempo do Império, foi ouvida pela primeira vez na despedida de D.Pedro I, em maio de 1831. Naquela época tentaram dar-lhe uma letra, e um "carinha" colocou uma letra que metia o pau nos portugueses, o fulano se empolgou e destilou o seu ódio. Claro que não deu certo ! Mais tarde , quando da Proclamação da República (1889), fizeram até um concurso, quase 30 letras apareceram, mas o "Festival", acabou em pizza.

Muitos países já aboliram a letra, mantiveram só a melodia, e a encurtaram, nada de ficar "duas horas " cantando frases com palavras esquisitas, dessas que ninguém procura no dicionário. Debaixo de um sol escaldante se torna um martírio .

Sabemos que é um dos quatro símbolos da Pátria, junto com as armas, a bandeira e o selo, então vamos mantê-lo com o máximo respeito, a minha crítica não se entranha pelos caminhos da ofensa, não é esse o propósito.

A música ficou "solteira" durante muito tempo, composição de Francisco Manuel da Silva, que nunca ouviu a sua música cantada, só orquestrada, já que faleceu em 1865. A letra só apareceu em 1909, um poema de Joaquim Osório Duque Estrada, uma letra longa e arcaica, mas na época era interessante, dizia muita coisa, e eu entendo...

A música é bonita, na minha opinião, e nada complexa, é até relativamente simples de se tocar, o que em nada a diminui, ao contrário, a sua interpretação pode ser levada a todas as partes, mas tem um porém, não precisaria ter duas partes, achei uma péssima ideia.

Tudo se renova com o máximo respeito, quem sabe dar uma nova dinâmica , um hino jovem e atual, " O Hino Nacional" do Século XXI.

Antes que me esqueça, nada de ficar cantando o hino nos estádios de futebol, ninguém respeita coisa alguma, ficam pulando e cantando o hino do clube ao mesmo tempo, mesmo com a mão no peito, um absurdo, e por isso não faz sentido.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 13/03/2018
Reeditado em 13/03/2018
Código do texto: T6278406
Classificação de conteúdo: seguro