Em tempos de Páscoa

Estamos nos aproximando da páscoa. Esse é um tempo em que os homens, e infelizmente nem todos, param um pouco para olhar para dentro de si mesmos. O mistério da fé e a presença forte de Cristo no coração de muitos os faz repensar o significado da vida e o papel da humanidade depois de Sua passagem pelo mundo. A páscoa tem o significado de uma nova vida, de um recomeço, sempre direcionado para a luz do amor a Deus, ao próximo e à vida. É um tempo de semear esperanças, de renovar a fé e de aproximar as pessoas. São felizes aqueles que celebram a páscoa no verdadeiro sentido dela, buscando a inspiração divina para iluminar suas vidas. Mas infelizmente, é grande o número de pessoas que só vêem na páscoa uma mensagem comercial, cujo único objetivo é presentear amigos com ovos de chocolate, uma tradição oportuna para o gerar lucros com a ocasião. E mais ainda, são os indiferentes, aqueles que continuam alheios aos ensinamentos de Cristo e que trilham o caminho da violência e da criminalidade.

Estamos vivenciando tempos em que a ambição e o egoísmo têm dominado o coração de muitas pessoas. O exemplo que vem lá de cima, com nossos políticos canalizando a sua força para o enriquecimento ilícito, visando apenas seus interesses pessoais, faz com que a nossa juventude se desiluda e não acredite na força que esse país tem para distribuir suas riquezas e gerar a igualdade social tão sonhada por tantos . Nuvens de desesperança começam a se instalar pelo nosso imenso céu azul e o brilho de confiança no olhar de nossos jovens de repente se ofusca, diante das incertezas ditadas de minuto em minuto nos veículos de comunicação. Mas o que mais dói é ver o quanto aumentam os casos de violência pelo país, com assaltos e mortes sendo noticiados todos os dias, o terror se instalando pelas ruas e o medo nos fazendo reféns dentro dos muros de nossas casas. A impunidade instalada no meio político querendo ou não as autoridades, são fontes de inspiração para aqueles que escolhem o caminho do mal para trilhar e fazem do crime o seu meio de sobrevivência. O exemplo tem que vir de cima, a justiça deve ser igual para todos e quem erra tem que pagar pelos seus erros. E não é isso que temos visto nos últimos anos de nossas vidas nesse país.

Em tempos de páscoa, situações como essas nos fazem pensar no papel da igreja e da sociedade. Cabe à família a formação de seus filhos, abrir seus olhos para o mundo e fazê-los ver os perigos que os cercam diariamente. E mais do que isso, fazê-los entender o significado da vida, a noção dos valores e a compreensão do bem e da honra, para que não se deixem enveredar pelo caminho do consumismo e da extrema valorização dos bens materiais que hoje tomam conta da sociedade, porque esse é um dos principais motivos que levam os nossos jovens a passar por cima de tudo para conseguir realizar seus sonhos de consumo da forma mais rápida possível quando não têm escrúpulos. Infelizmente a mensagem diária que temos diante de nossos olhos todos os dias na mídia é a estimulação de aquisição de produtos cada vez mais atrativos e sedutores. Se os pais não têm tempo ou preparo para ensinar aos seus filhos o caminho certo para que realizem seus sonhos, eles possivelmente irão aprendê-lo nas ruas, sem a base necessária para discernir os caminhos do bem e do mal.

A Páscoa pode ser um tempo para refletir o perfil da sociedade atual e levar as pessoas a se posicionarem sobre a importância do ter e do ser que tanto tem confundido as pessoas na construção de seus sonhos nos dias de hoje. E a relação família, igreja e escola é essencial para que os verdadeiros valores sejam trabalhados na formação de nossas crianças e jovens para que a nossa sociedade não se torne cada vez mais egoísta e mesquinha, para que a violência não destrua a paz, e que a luta pela igualdade social não fique apenas no papel, nos sonhos e na esperança.

maria do rosario bessas
Enviado por maria do rosario bessas em 22/03/2018
Código do texto: T6287500
Classificação de conteúdo: seguro