Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Invenção do Século

Cleópatra, rainha do Egito, lamentou as batalhas perdidas pelo exército egípcio porém chorou ao ver a biblioteca de Alexandria em chamas. E como nós sou-bemos disso? Por livros, essas aglutinações de folhas costuradas, datilografadas, encadernadas ou não. O livro perdurou no tempo, e a história do tempo nele perpe-tua.
Cada livro traz em si uma janela para o saber, e graças a ele somos o que somos. Sempre foi assim? Uma janela aberta? Durante a Idade Média, quem ou-sasse ler Aristóteles morreria envenenado – eis o index, nossa primeira censura. Porem, cuidado: livros são objetos perigosos somente pelo fato de transmitirem informação. É preciso saber interpretar. Quantos não se suicidaram após ler Goethe?
Os livros fazem revoluções – com a palavra, o Aiatolá Khomeini e seu “Livro Verde”. O profeta pode morrer, mas suas idéias e ensinamentos perpetuam em manuscritos. A Bíblia é o melhor exemplo. Quer chegar mais perto? Posso ver Flaubert ser condenado por ter descrito a sociedade francesa da época; miséria, traições, loucura.
Os livros nos remetem ao passado, faz refletirmos o presente e com isso, mudamos o futuro. Peço, novamente, cuidado: sempre existirão aqueles que quere-rão nos privar do inestimável prazer de ler um livro. Espertos? Sim, eles sabem como é fácil manipular uma mente sem leitura.
Babsi
Enviado por Babsi em 29/08/2007
Reeditado em 06/09/2008
Código do texto: T629805

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Flora Feitosa Menezes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Babsi
Belém - Pará - Brasil, 27 anos
5 textos (1137 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 20/10/17 09:11)
Babsi