Receita para mulheres descoladas

Quando Chiquinha Gonzaga montou a cavalo, com uma perna em cada lado do animal, criou uma receita nova para o comportamento feminino, dado como “correto”. Em que ponto das grandes escrituras está escrito que devemos agir deste ou daquele modo? Nos murais egípcios? Acho que não! Nas paredes das cavernas? Também não.

Menina não assobia. Menina não senta assim. Menina não joga futebol. Nem todas obedeceram!

As normas de comportamento ficaram ultrapassadas tão rapidamente que a maioria nunca ouviu falar delas. Hoje os artigos com conselhos às mulheres falam como ter sucesso profissional, como progredir numa carreira, como se sobressair e concorrer com colegas, se posicionar na liderança. Tenho minhas dúvidas com relação à influência desses especialistas. A mulher se modificou por conta da mudança mental da sociedade em geral. Na realidade voltou a ser o que era na civilização de Atenas, nos tempos de gloria da civilização antiga. Até mesmo no Teatro Kabuki japonês, onde os homens interpretam os papeis femininos, essa proibição de mulheres no palco se deu no século XVII. Isso mostra que o pensamento da sociedade caminha em ondas . Em determinado tempo algum gatilho causa um retrocesso. Vamos torcer para que todos os gatilhos estejam emperrados.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 04/04/2018
Código do texto: T6299532
Classificação de conteúdo: seguro