Olhos de anjos

Achei interessante algo que aconteceu comigo hoje. Fui ao banco e na fila uma menininha, que não conheço, me olha e pergunta: Por que você tem esse jeito todo chique? Por que seus olhos são assim levantados? Ei você gosta de coroa? Do lado a mãe chacoalhou o braço da criança...

Olhei, sorri e devolvi as perguntas com outra pergunta: Por que você é tão linda?

Ela prontamente me responde: Porque hoje é o meu aniversário!!!!

ATÉ AQUI acontece um diálogo natural entre um adulto e uma esperta criança.

Quando de repente me veio a ideia de cantar para àquela menina, que tinha aspecto simples, humilde, com trajes bem populares e um olhar que sinceramente, não consigo descrever. Então comecei," parabéns à você nesta data querida..."

Ela acena com a mão e pede: Só não cante a parte que diz RATIMBUM eu não gosto e nem meu amigo!!!

Após cantar os parabéns e obedecendo ao pedido feito; a mãe da criança estava do lado e disse: Essa menina tem cada coisa, tem esta história que não gosta dessa palavra (RATIMBUM).

Em seguida, advertiu para a filha ficar quieta.

Novamente a criança me olha quer perguntar algo, mas hesita, talvez pela repressão anterior da mãe.

Tomo a iniciativa e pergunto: Ué! Por que você não gosta de RATIMBUM? Ela me responde: Por que quando eu tinha MEIO ano, aquele meu amigo de asas, que tinha olhos levantados, também não gostava de cantar RATIMBUM, ele não achava bom. E eu também não gosto. Mas, minha mãe diz pra eu não gostar de... com quem será rsrsrsrs!

Aquela explicação me deixou curiosa, pensei que aqueles fossem ensinamentos com fundamentação religiosa. Então, olho para a mãe, também simples, bem introspectiva, de poucas palavras e digo: As crianças são muito espertas, elas aprendem rápido o que ensinamos.

A mãe me diz: Verdade, mas essa menina desde de novinha, não gosta de ouvir essa música e depois que começou a falar diz que é por modo desta palavra, que eu não sei nem dizer ou como falar.

Acrescentei: A senhora, como religiosa ensinou alguma coisa sobre anjos? Ela me responde: Não! Eu sou católica, sei ler pouco, não gosto muito de ir à igreja e também é longe...

Descartei a possibilidade de ter alguma influência doutrinária diante do discurso daquela mãe e do comportamento daquela menininha.

Quando inocentemente a criança me olha e diz: Ninguém diz nada de anjo pra mim, eu tenho um amigo que é anjo, desde quando eu tinha MEIO ano e ele tem olhos assim, levantados como os seus, sabe?

A mãe olha, reprova a fala da filha com a cabeça e sorri envergonhada...

Sair do banco admirada com aquela menininha e encantada pela forma de relacionamento dela com o amigo imaginário, o amigo de asas e olhos levantados.

Agora, no meio da tarde, a minha mente de adulto assenta no lugar e começa a refletir nas palavras daquela criança, que também tinha olhos levantados, só agora consigo descrever o olhar que antes não conseguira. E, sinceramente me pergunto: Quem seria o amigo de asas de olhos levantados?

Uma inquietação toma conta da minha razão e logo, corro para pesquisar, aqui mesmo na INTERNET, o significado da expressão RATIMBUM, afinal para mim, esta é uma expressão lúdica do universo brincante!

Ielandia Jacinto

********

A pesquisa não me apresentou grandes resultados quanto a expressão RATIMBUM, não vi fundamentação linguística, científica, nem coloquial, no momento, continuo a entendê-la como uma expressão lúdica. Mas, estou pasma... quem é a criança que HOJE dia O2 de fevereiro de 2018 conheci na fila de um banco?? AH! Hoje ela completa 4 aninhos!!!!

ielandia jacinto
Enviado por ielandia jacinto em 08/04/2018
Código do texto: T6302777
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.