Fernanda Montenegro, Lima Duarte e Laura Cardoso


          Uma carioca da capital, um mineiro da cidade de Sacramento e uma paulista também da capital, juntos eles somam 265 anos, é talento que não acaba mais... Fernanda tem 41 trabalhos no cinema, 40 na TV e 25 no teatro (segundo wikkipédia, acredito que no teatro tenha bem mais) e 88 anos ,                  Lima tem 93 trabalhos na TV, 8 no teatro e 38 no cinema e 87 anos,                Laura 81 trabalhos na TV, 33 no cinema e 13 no teatro e 90 anos.
          Os três fazem parte do elenco da atual novela das 21:00 hs da TV Globo, O outro Lado do Paraíso. Fernanda Montenegro interpreta uma mulher mística, cura as pessoas tanto física quanto espiritualmente. Vive uma vida bem simples, tem uma neta chamada Cléo (Giovana Cordeiro) que em alguns momentos optou em trabalhar em uma casa de prostituição, mas resolveu abandonar quando se apaixonou por um jovem garimpeiro que frequentava o bordel. O grande amor de sua vida é Josafá (Lima Duarte).Escuta vozes, acredita no fim do mundo e transformou sua casa em um abrigo para quando este fato ocorrer.
          Lima Duarte interpreta Josafá, avô de Clara (Bianca Bin), no começo da história era dono de um bar de beira de estrada e tinha um caminhão com o qual sobrevivia fazendo carretos. Mas seu bar foi destruído pela vilã da história Sophia que mandou capangas incendiá-lo para explorar o texto que possui minas de esmeraldas. Vive com Mercedes, mas teve um tumultuado romance com Caetana (Laura Cardoso) no passado.
          Laura Cardoso interpreta Caetana, que foi dona do bordel onde vive e transferiu o comando para ás mãos de Leandra (Mayana Neiva) que depois vendeu pra Duda (Gloria Pires), que abandonou o estabelecimento ao ser presa por suspeita de um crime que não cometeu e ao descobri que Clara é sua filha. No passado Caetana armou contra Josafá para separá-lo de Mercedes a fazendo acreditar que eles tinham um caso. Mas arrependeu-se e contou a sua antiga rival o que aprontou.
         Fernanda tem 67 anos de carreira, única atriz brasileira a ser indicada ao Oscar, única a ganhar o Leão de Ouro em Cannes e única atriz também a ganhar o prêmio emmy da TV mundial, sem contar os vários prêmios que recebeu em todas as áreas que atuou no Teatro, cinema e TV dentro e fora do Brasil, está entre os artistas brasileiros mais premiados no exterior.
          Lima Duarte 69 anos de carreira, atuou no cinema um ano antes da inauguração da TV no Brasil em um filme chamado quase no céu em 1949, no ano seguinte era um dos que iniciava a TV no Brasil ao lado de nomes como Hebe Camargo (Apresentadora e cantora), Cassiano Gabus Mendes(Escritor e autor de novelas conhecidas como Anjo Mau, Brega & Chique e Que Rei Sou?), Lolita Rodrigues (Apresentadora e atriz), Airton Rodrigues (Apresentador que foi marido de Lolita),Yara Lins (atriz) e vários outros que ao lado de Assis Chateaubriand inaugura a primeira emissora de Televisão do Brasil, TV Tupi. Lima se especializou em personagens bem brasileiros como Sinhozinho Malta (Roque Santeiro), Zeca Diabo (O Bem Amado) e Sassá Mutema (O Salvador da Pátria), seu personagem preferido, também é um dos atores mais reconhecidos e premiados do Brasil. Também foi dublador de personagens de desenhos animados da Hanna Barbera como o Catatau do Zé Colmeia, o gato malandro Manda Chuva, Pepe Legal e outros...
          Laura Cardoso 66 anos de carreira, é conhecida por conseguir se destacar em qualquer papel que recebe. Mesmo o personagem sendo pequeno, quando ela está em cena contracenando com outros atores as atenções são todas voltadas para ela como em uma cena da novela “O Outro Lado Paraíso” em que era realizado o julgamento da personagem Duda de Glória Pires. Laura esbanjou bom humor e talento em uma cena que causou na TV e ganhou diversos elogios nas redes sócias...
         Destacou-se ao longo da carreira com personagens vilãs como uma sogra que ficou inimiga do genro na novela “A Viagem” ao ser dominada por um espírito maligno e vingativo e foi também mãe das gêmeas Ruth e Raquel em “Mulheres de Areia”...
          Minha atenção nesse texto era falar sobre o talento na terceira idade, mas como ficou extenso resolvi apenas falar desses três veteranos que fazem parte da história da cultura do nosso país.
          O Brasil é um país de pessoas com grande capacidade e talentos em várias áreas e se houvesse mais investimentos na cultura e na educação certamente teríamos no futuro muitas Fernandas, Limas e Lauras para escreverem histórias tão vitoriosas quanto à destes atores fantásticos.                      Podem dizer nos comentários que não veem novelas, filmes ou vão ao teatro, mas dizer que não conhece nenhum dos três, não vai colar...rsrs...
Somando o tempo de carreira de cada um dá 202 anos, coisa que dificilmente esta nova geração tão superficial, que só se preocupam em malhar para ficar com o peitoral sarado ou botar silicone no peito e na bunda para aparecer em revistas vão conseguir.
         Eles possuem fama e holofotes, mas conquistaram com talento. Um abraço e felicidades a todos...



 
Fábio Brandão
Enviado por Fábio Brandão em 09/04/2018
Reeditado em 10/01/2019
Código do texto: T6303666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.