Delação premiada.

A " Delação Premiada" divide opiniões no mundo todo, não só no Brasil, onde a lei existe desde 2013, assinada na época pela presidente Dilma.

- Por que divide opiniões, se traz resultados comprovados ?

- Porque apesar de ser legalizada não é ético. Negociar com quem cometeu um delito atenuando a sua pena através de uma concessão.

Não deixa de ser uma fiança, pois a delação é recuperação de verba, ou seja, pagamento.

No Brasil, a Lava Jato recuperou r$ 4 bilhões aos cofres públicos, 158 processos e 200 prisões efetuadas, algo próximo disso. O resultado é surpreendente, seguindo a filosofia de que os meios justificam os fins ( Maquiavel nunca disse isso).

Existe em outros países, com variações na lei, a nossa se parece com a dos EUA. Na Itália, por exemplo, o condenado tem que pagar com a prisão, não sai nem com tornozeleira, e nada de prisão

domiciliar, o crime contra o Estado é grave. Atenua-se o tempo de detenção ou o tratamento , apenas isso ( o que já é muito ).

Particularmente sou contra, não se pode pagar uma liberdade, ela deve ser conquistada. Se cometeu um crime, deve pagar e não pode haver moeda de troca.

Os homens não guardam escrúpulos quando se veem perdidos, com raras exceções de caráter, mas quem rouba o povo já não tem esse caráter, então eliminemos esta parte. Denunciam em nome de outras palavras, mais bonitas, como : colaboração, contribuição , parceria e etc.

Há algo de medieval nas delações, quando já se faziam trocas por palavras, e apontar o dedo já matou muito inocente também, que o diga o fascismo do século XX, ou o próprio comunismo russo ?!

Felizmente as ciências investigativas evoluíram muito, o forense tem recursos poderosos, a inteligência também, e esses métodos de "escambo" que premiam culpados não deveriam existir. Na minha opinião, repito, é um retrocesso.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 12/04/2018
Código do texto: T6306208
Classificação de conteúdo: seguro