Não fique assim...

Quantas vezes ouvimos ou falamos " Não fique assim..." ! Que bobagem, não ? Deixe que chorem todas as lágrimas que se fizerem necessárias, que esgotem o pesar até se aliviar da dor.

Como se diz em espanhol, " Yó te lloré todo un río ", ( os mexicanos que adoram dizer isso), uma expressão que dispensa explicação.

- Não fique nervoso,mantenha a calma ! Como se fosse fácil ?! Ponham-se na pele do outro , como no filme de Almodóvar " A pele que habito", e sinta-se exatamente igual. - Impossível !

- Não fique deprimido, isso passa ! Alguém sabe ao certo da profundidade que está essa depressão ? - Impossível !

Consolar é um gesto humano, de amizade verdadeira, e que agradecemos de coração. Quando um verdadeiro ombro amigo vem, como se deve vir, não colocando "superioridade" sobre a fragilidade do outro, se pondo ao lado e nunca acima, como muitas vezes acontece, é bem vindo, porque não há moeda de troca subentendida, mesmo que involuntária.

Fique assim, cure suas feridas , retraia-se quando necessário, faça seu " cold turkey" ( como Lennon dizia), referindo- se à necessidade de uma cura interior, sem ajuda externa, algo como comer um peru gelado da "Ação de Graças", uma simbologia dele, sei lá, mas entende-se perfeitamente.

Muitas vezes é importante estourar ou chorar, recolher-se para meditar , não falar com ninguém, e nessas horas o " Não fique assim " é igual a coisa nenhuma, não penetra de jeito nenhum, é como alguém te dizer para comer quando não se tem fome.

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 12/04/2018
Reeditado em 12/04/2018
Código do texto: T6306250
Classificação de conteúdo: seguro