Quem Mexeu no meu Acarajé ?

Acarajé é coisa séria. É vida consagrada, é história! E porque não dizer que é identidade? Sim, identidade! Por ele a nação baiana se revela, nele se encerram os sonhos de liberdade de um povo sofrido que padeceu nos troncos dos pelourinhos e suportou a chibata estalar no ar e arder nas costas.

O acarajé alimentou não só o povo recém chegado da África, mas tambem refez o pensar do povo que o escravizou,mudando drasticamente os rumos de uma história que poderia ter sido muito pior, mas não foi graças aos acarajé

Por ser ele o alimento dos orixás é capaz de criar laços e também os desfazê-lo, tem propriedades curativas e é capaz de revelar verdades ocultas.

Lembro-me vagamente de um amigo que nasceu lá pras terras do Maranhão, éramos bons amigos e compartilhávamos grandes alegrias, ele fazia parte de minha vida e eu da dele como feijão e arroz; um não desgrudava do outro, mas sempre de um jeito hetero e, sem prejudicar os valores da tradicional família brasileira muito menos ofender nosso impetuoso sistema patriarcal; éramos amigos e nada podia mudar isso.

Nada; menos uma coisa! O acarajé.

Em uma visita a sua casa, resolvi convida-lo a vir a Bahia, contei-lhe das belas praias, do calor do verão e das tardes de Itapuã e pra finalizar fiz referência às nossas delícias culinárias da moqueca ao acarajé e foi aí que as coisas tornaram estranhas, quando o convidei para saborear o verdadeiro manjar dos deuses, ele esquivou-se veementemente e esbravejou um -- Deus me livre! fazendo um sinal da cruz meio torto. Quero distância de acarajé, não vejo lógica possível que explique a graça de bolinho de feijão frito em azeite de dendê; Obrigado, mas não!

Ali eu confirmava o poder revelador do acarajé, como podia haver nesse mundo alguém que não gostasse de uma acarajé com pimenta e camarão? Como alguém poderia se referir com tamanha pejoração a um alimento histórico que foi tombado pelo patrimônio imaterial e pelo qual se encerra a história de nosso povo.

Ali eu entendi que aquela amizade era falsa e que como qualquer produto de qualidade duvidosa, havia chegado ao fim de sua vida útil. Ela fôra fragilizada pela inconsequente afirmação daquele que outrora chamei de amigo, não dei brechas para que ele pudesse se explicar, de nada adiantaria ouvir suas desculpas esfarrapadas para tamanha ofensa.

Retirei-me de sua casa sem olhar para trás, apaguei as fotos do facebook, desfiz as curtidas do Instagram e o bloqueie no whatsapp, afinal tudo tem limites.

Mathos
Enviado por Mathos em 12/04/2018
Código do texto: T6306847
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.