Amigas todas são

Diz o email de corrente que tenho que escolher doze amigas para reenviá-lo.

Escolher doze amigas é tão vago...

Temos amigas do tempo de infância, que conhecemos a fundo. Sabemos como são seus pais, quais são seus medos.

As amigas do tempo de escola, que sabemos suas preferências para namorar ou para estudar. Qual cor natural de cabelo.

E temos as amigas do trabalho, que são loiras sem ser, são casadas sem ser, são mães de filhos e dos enteados. (Nunca lembro de quem é quem.).

Somemos tudo isso e temos as amigas da terceira idade. Para alguns, melhor idade. (Há controvérsias!) Essas se dividem em animadas e desanimadas. As que gostam de dançar no shopping, no horário adequado, dezesseis horas, e as que não perdem nenhuma novela. As que param tudo em favor dos netos e as que largam tudo por uma excursão de ônibus, com direito a cantar a viagem inteira.

Grupo heterogêneo, esse da terceira idade. Há senhoras de oitenta e cinco anos; senhoras de cinqüenta e cinco. Há senhoras viúvas; senhoras solteiras; ainda há as que levam, à contra gosto, seus maridos à tira-colo, tanto na dança quanto nas viagens. Há as que dão valor à aparência e à saúde, fazem exercícios e há as que quanto menos fizer melhor para poupar as forças.

A quais dessas amigas devo mandar as tais correntes? Será que as de infância não mudaram depois de tantos anos? Será que alguém vai passar à frente correntes ditas tão poderosas? Melhor ignorar.... Mando de volta a quem mandou, com cópia oculta, e dou minha missão por encerrada.

A propósito, em tempo, algumas gostam de escrever.....

Ana Toledo

(republicação de março de 2010)

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 13/04/2018
Código do texto: T6307730
Classificação de conteúdo: seguro