V campeonato Mundial de Futebol - A Copa de 1954

Se a copa de 1950 não nos serviu de lição, a Copa de 1954 foi ainda pior pois os grandes esportistas que dirigiam o futebol do Brasil arrumaram alguns culpados pelo fiasco na Copa de 1950, o que abalou a estrutura da equipe para a Copa da Suíça.

Tiraram o treinador Flávio Costa da direção da seleção e colocaram Zezé Moreira, antigo centro médio do Botafogo do Rio de Janeiro, que poderia fazer um imbatível conjunto. Mas ele também seguiu pela cartilha dos dirigentes da CBD, na época, e deixou fora da seleção brasileira muitos craques.

Mas promoveu o jogador do seu Fluminense: Didi, um bom meia direita mas muito inferior a Zizinho. Assim também procedeu com os jogadores Ademir de Menezes e com Jair da Rosa Pinto. Todos os três (Zizinho, Jair e Ademir) jogando um ótimo futebol nos seus times (respectivamente Bangu, Vasco da Gama e Palmeiras).

Três grandes jogadores que foram injustiçados pela Copa de 50. E então, em 1954, o Brasil poderia formar uma seleção muito superior a de 1950. E jogamos assim: Castilho, Pinheiro e Nilton Santos; Djalma Santos, Brandãozinho e Bauer; Júlio Botelho, Didi, Baltazar, Pinga e Rodrigues.

Se não fosse a burrice dos nossos dirigentes teríamos uma linha atacante formada por: Júlio Botelho, Zizinho, Ademir de Menezes, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues.

Só para se ter uma ideia, os cronistas argentinos consideravam Zizinho o melhor jogador da América do Sul. E tinham razão, pois ele ficou jogando no Bangu até 1957 depois veio para o São Paulo ser campeão paulista naquele ano. Sempre jogando um grande futebol.

Eu o vi jogar no São Paulo contra a Ponte Preta. Pessoalmente digo que foi um dos melhores jogadores do Brasil.

E o Brasil entrou contra a Hungria, em sua terceira partida no mundial da Suíça, querendo jogar bonito. Como nem um olheiro da seleção tinha visto a Hungria jogar, aos 10 minutos do primeiro tempo já estávamos perdendo por 2 a 0.

Mas os húngaros tiraram o pé quando os brasileiros iniciaram as entradas mais violentas. O final da partida foi 4 a 2 para os magiares tendo a nossa seleção saido da Copa do Mundo de 1954 deixando uma impressão muito má pois Umberto Tozzi e Nilton Santos trocaram sopapos com jogadores húngaros e foram expulsos de campo, bem como o zagueiro Buzansky. O senhor Zezé Moreira acertou um par de chuteiras no Ministro de esportes da Hungria atingindo na cabeça. O ministro que tinha entrado em campo para apaziguar os ânimos.

Fizemos uma triste figura. Mas muito em breve o Brasil iria abalar o mundo com uma grande seleção e um astro que iria surgir no futebol chamado Edson Arantes do Nascimento. E o mundo iria ver o verdadeiro Brasil comandado por Pelé.

Laércio
Enviado por Laércio em 14/04/2018
Reeditado em 14/04/2018
Código do texto: T6308389
Classificação de conteúdo: seguro