Antígona

Você conhece a história da peça Antígona, escrita por Sófocles, famoso teatrólogo trágico da Grécia antiga? Eis a sinopse: A protagonista ( Antígona) é filha de Édipo ( rei de Tebas, cidade-estado da Grécia antiga). Após a morte do pai, ela retorna a Tebas, onde seus irmãos ( Etéocles e Polinicies) disputavam a sucessão ao reinado da cidade.

Ficou combinado que se revezariam a cada ano, mas Etéocles, após o primeiro ano, não quis ceder o trono a Polinicies, que foi embora cheio de rancor para a cidade de Argos, rival de Tebas. Lá, obteve apoio do rei e partiu para Tebas a fim de obrigar Etéocles a lhe entregar o trono. Após uma renhida luta, Etéocles e Polinicies foram mortos um pelo outro.

Assim, Creonte (tio de Antígona), assumiu o poder e proibiu o sepultamento de Polinicies, por ele ter lutado contra Tebas, determinando a morte para quem o desobedecesse. Enquanto isso, ordenava funerais de honra para Etéocles, que foi morto defendendo a cidade atacada por seu irmão. Antígona, desobedece a lei, enfrenta os soldados que vigiavam o corpo do seu irmão e realiza o sepultamento.

Antígona infringe o decreto de Creonte por entender que há uma lei mais antiga, natural, que diz respeito a um mínimo de dignidade que merece um ser humano, independentemente de culpa. Por isso, ela se considera no direito e executa o cerimonial de enterro do irmão que lutou contra Tebas.

Creonte representa o poder estabelecido. As atitudes que toma visam à manutenção desse poder, de tal forma que os fins, para ele, parecem, justificar os meios, ao punir Antígona, independentemente de suas razões e crenças pessoais. Projeta nos outros os próprios defeitos, como o autoritarismo e a ganância. Déspota típico, não consegue se retratar a tempo para corrigir um erro e evitar uma tragédia que, inclusive, o prejudica severamente.

O confronto entre Antígona e Creonte deixou sequelas de ambos os lados. Da parte do soberano, o confronto culminou com a morte de seus entes mais queridos, mulher e o filho. Da parte de Antígona, o confronto foi responsável pela morte do seu noivo e a sua própria morte. Percebeu? A criatura humana é a grande responsável pelas suas próprias mazelas.