SÓ FALE O INDISPENSÁVEL.

SÓ FALE O INDISPENSÁVEL

De Elmo Férrer

Personagens :

Severo

Dionísio

Dionísio dá a mão pra vários táxis que passam pela avenida movimentada. Ele não está num bom dia e a paciência mandou lembrança. Eis que um finalmente para. Quem dirige é um senhor grisalho, de bigodes, só bigodes, que bigodes!

SEVERO – Bom dia!

DIONÍSIO- Não está sendo, de verdade.

SEVERO- Qual o destino?

DIONÍSIO- Sair daqui, apenas. Depois a gente decide.

SEVERO- Tudo bem, senhor.

DIONÍSIO- Olha, eu sei que vocês, motoristas de táxi, adoram puxar assunto, mas eu gostaria de falar somente o indispensável, ok?

SEVERO- Claro, senhor!

DIONÍSIO- Sabe como é, não é sempre que estamos num bom dia e não é sempre que queremos conversar.

SEVERO- Entendo, senhor!

DIONÍSIO- O senhor tem mulher?

SEVERO- Tenho sim,senhor.

DIONÍSIO- Pois, eu não. Na verdade eu tinha, acabei de assinar os papéis do meu divórcio. Acredita que a Maria Alice teve a audácia de ir com aquele filha de uma... -ele para rapidamente, dando-se conta que falou demais- Você pode parar no bar da próxima esquina.

SEVERO- Chegamos,são 17, 50.

DIONÍSIO- O senhor se importaria de me acompanhar?

SEVERO- Infelizmente estou em horário de trabalho...

DIONÍSIO- Certo,não saia daí, vou comprar uma cerveja.

Ele sai e num tempo de cinco minutos, volta. Uma cerveja aberta e uma fechada.

SEVERO- Eu não posso beber em serviço.

DIONÍSIO- Tudo bem, essa outra é pra mim. Prossiga a viagem.

SEVERO- Qual o destino ?

DIONÍSIO- A Deus dará.

SEVERO- Certo.

DIONÍSIO- Enfim, não estou muito pra papo. Hoje não está sendo um dia bom. Como tudo na vida é tão repentino, não é? Um dia a pessoa diz que te ama e dois anos depois ela simplesmente perde o interesse, diz que não quer mais, que você quase não dá a oportunidade dela se expressar e que só você fala e pior, diz quando ela fala você diz que não está a fim de papo. E o pior que não é só ela, já foram seis, seis divórcios e todas sempre com a mesma conversa fiada. Nesses trinta minutos que estamos juntos, o que o senhor acha?

SEVERO- Bem, eu...

DIONÍSIO- Já sei que o senhor vai dizer que é coisa da minha cabeça e que eu não preciso me justificar. Ela me dizia que eu sempre me justificava e que só via o meu lado. O senhor acha isso?

SEVERO- Eu...

DIONÍSIO- Esquece, por favor, para na próxima esquina. Olha, muito difícil manter um diálogo com alguém que nem ao menos se interessa em saber o que realmente estamos sentindo e que sempre coloca na gente a culpa por tudo que não deu certo. Quanto deu?

SEVERO- 30,00.

DIONÍSIO- Aqui está. Ela também me dizia que o sexo só era bom pra mim, que ela nunca teve prazer comigo, vê pode- dá uma longa risada e sai.

Severo prossegue sua viagem enquanto pelo retrovisor vê a figura de Dionísio dando sinal pro próximo táxi.

Elmo Férrer
Enviado por Elmo Férrer em 21/04/2018
Código do texto: T6315345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.