O Mundo Fantástico dos Livros

Quando os assuntos do mundo massacram a mente, a solução é desligar-se completamente e mergulhar no universo das letras. Viajar de cabeça nos poemas, crônicas, contos, biografias e uma infinidade de modalidades literárias capazes de satisfazer os variados tipos de personalidade, dos fleumáticos aos melancólicos a palavra liberta.

A leitura acrescenta repertórios abundantes de vocabulários aumentando o poder argumentativo, amenizando a mente levando-nos a esquecer momentaneamente as lamentações diárias. Descobrir outras possibilidades, aprender novas formas de resolver um determinado problema, viajar na imaginação do autor, refletir e analisar o mundo que vivemos, enfim, um portal de conhecimento envolve a definição da palavra livro.

Observe quantas pessoas seguram um livro nas mãos ou agora modernamente graças as plataformas digitais, disponibilizamos de um tablet apreciamos o sabor da leitura? A parcela é indubitavelmente pequena de leitores, a falta de hábito do brasileiro, além do preço elevado de algumas publicações sejam alguns dos fatores que justifiquem este quadro.

Resido neste município de Camboriú a pouco tempo, mas o suficiente para averiguar algumas atitudes no desenvolvimento da leitura, tais como a Gelateca onde consiste em geladeiras fora de uso, transformadas em pequenas bibliotecas onde a população serve-se do livro como incentivo a prática desta cultura, também o "Circão do Livro" onde publicações são comercializadas por preços modestos ampliando o prazer de adquirir livros de qualidade. As praças contribuem no ambiente sereno propício à leitura em que as crianças sejam estimuladas a necessidade de conhecer o mundo dos livros.

No outro lado, temos o profissional que materializa todo este conteúdo em páginas de literatura envolvendo-nos em seu planeta: o escritor. Imagine quantas vezes aproveitamos o tempo livre, embora seja escasso, brincamos de escrever um texto enebriando os pensamentos em nossas experiências? Agora pense quando o escritor deleita- se recluso no seu ambiente de trabalho e pulveriza todo seu intelecto nas folhas em branco de um computador em mais uma nova criação?

Sei das dificuldades de publicar uma obra e passo por estas situações, creio que as folhas digitadas tornar-se-ão brevemente no primeiro livro e a maior alegria de um escritor é ver sua obra publicada, enquanto não chega esta hora continuo praticando o sacerdócio do escritor. O tempero da vida reside nas páginas de um bom livro e o cozinheiro deste banquete literário mantém seu desejo de satisfazer os paladares mais refinados.

Lembrando os versos de um grande amigo escritor Leandro Rodrigues em seu poema entitulado Poética:

"Um ou outro risco

Na folha em branco

O poema persigo."

Eu também persigo meu objetivo entre uma folha e outra luto com as palavras, assim como Drummond um dia fez.

Nota do Autor: Na ocasião em que esta crônica fora concebida eu não havia publicado meu primeiro livro chamado "As Portas do Meu Coração", apenas procurava Editoras e analisava as propostas de cada uma. Em Junho de 2021 finalmente era lançada a primeira edição deste grande sonho. Também nesta época estava residindo em Camboriú, vivi muitas aventuras neste local e sinto muitas saudades de lá, em 2021 retornei para São Paulo. Hoje o interesse pela leitura de livros tem havido uma certa melhora, porém muito longe do ideal. Esperamos que os índices sejam mais promissores conforme a demanda por feiras e bienais do livro sejam realizados ao curso do tempo, revertendo o resultado desta procura em um alto faturamento do setor literário.

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 25/04/2018
Reeditado em 30/06/2023
Código do texto: T6318693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.