Portugal inflenciou no que somos hoje ?

Os historiadores se fazem esta pergunta com frequência, e não faltaram teses defendidas sobre o tema, pois de fato a colonização afeta a construção de uma nova nação, e essa é a única verdade que não se questiona.

O problema não é quem coloniza , mas de que forma se faz essa colonização. No caso das colônias portuguesas e espanholas, o intuito principal era a exploração , enquanto que nas colônias inglesas nem sempre esse era o primeiro passo, a ocupação do novo território e a formação de povoados era o mais importante, pois isso traria os demais objetivos, como defesa , exploração e desenvolvimento. Os ingleses pensavam primeiramente em expandir o território ultramarino, como se fossem braços da Inglaterra pelo mundo .

Eram igualmente repressores, que o digam as treze colônias britânicas, quando o rei decidiu majorar os impostos de todas, o que intensificou o já descontentamento, pois no discurso, eles eram parte do reino, mas não tinham os mesmos direitos e nenhuma representação política. As rebeliões para a independência dessas colônias começaram a pipocar uma a uma, gerando um grande conflito, que culminou com a independência americana a 04 de Julho de 1776.

A ganância do Reino Unido despertou a ira, como em tudo , as bases se rebelam no limite, quando não há mais saída, então o único caminho à seguir é para frente.

O Brasil teve a sua independência com base em descontentamento das elites do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo, e rebeliões armadas em várias partes do Brasil, como a do Pará. Uma série de fatores culminaram na decisão do Imperador D.Pedro I, como a necessidade de retomar o trono português , antes que caísse nas mãos de D.Miguel ( seu irmão), que era absolutista e tencionava se unir a Santa Aliança, o que não agradava aos ingleses.

Então podemos dizer que os ingleses apoiaram D.Pedro I, e apressaram a Independência do Brasil ? A resposta é sim, sem dúvida alguma.

Devemos enaltecer os valores recebidos e a cultura portuguesa, e não só fazermos críticas, Portugal era e é um país importante e respeitado no mundo, desde aquela época, não há no mundo um só país que já tenha sido colônia um dia que não tenha sofrido injustiças e desmandos, honestamente não conheço, mas não se mede o presente com o metro do passado, pois isso é uma ignorância, o mundo não é estático, está em constante evolução.

O Império acabou em 1889 , há quase 130 anos, será que é certo continuar culpando os colonizadores ? Será que não tivemos tempo suficiente de fazer um país melhor do que existe hoje ?

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 28/04/2018
Reeditado em 28/04/2018
Código do texto: T6321254
Classificação de conteúdo: seguro