Feriado trágico em São Paulo.

Dois prédios incendiados no Largo do Paissandu , no Centro de São Paulo, um deles ruiu formando uma gigantesca bola de fogo e entulhos se derramando pela avenida, trazendo vidas e seus parcos pertences.

Lá moravam precariamente 150 famílias , umas 400 pessoas , com seus pequenos animais de estimação, para que a vida lhes fosse mais leve, sem tetos , cadastrados no LMD ( Luta por Moradia Digna), enquanto a prefeitura tenta se defender da opinião pública, dizendo que os edifícios são da União, e que vinha sendo negociado para se tomar uma ação humanitária. O ex prefeito Dória, há pouco tempo disse que é difícil fazer melhorias na área, pois os usuários de drogas rejeitam a aproximação. Ora, convenhamos, que merda de prefeito é esse ? Falta de vontade e determinação ! Simplesmente não são importantes, para esses políticos , são apenas sub gente indefesa, à mercê da própria sorte, sem amparo.

Conheço o prédio, estive lá algumas vezes no tempo em que lá funcionava a Polícia Federal, a minha estadia no Brasil dependia de visitas de tempo em tempo, essa área não é ruim, só mal cuidada. O Centro de São Paulo tem sua beleza, eu gosto muito, há muita vida, pessoas de todas as partes , artistas urbanos entre a cultura e história da cidade, há muita magia .

Vamos falar do lado bom, pois tudo tem seu melhor lado, que é a solidariedade da população, amparando a essa pobre gente, com água, alimentos, roupas, comida, abrigos...tudo que imaginam servir para diminuir as perdas e a dor.

As autoridades estão levando as famílias para os abrigos, e nisso estão certos, o primeiro passo é tirá-los do relento, há muitas crianças e idosos. É importante lembrar que não são mendigos ou drogados em sua maioria ( e mesmo que fossem ) precisam de compaixão, mas são pessoas que fazem pequenos serviços pelo centro, desde ambulantes , faxineiros, costuras e bicos em geral.

Buscar culpados neste momento não reverte nada do que já aconteceu, e neste lado bom vejo também a luz que volta a se acender para os graves problemas sociais , e que normalmente não se fazem visíveis.

Os movimentos "Sem teto" ocupam prédios vazios da cidade, sem manutenção, sem elevadores que funcionem, cheios de gambiarras, ratos e baratas, fios expostos e ligações cheias de riscos, mas ninguém se importa com isso, eles não existem para os que reclamam de barriga cheia, para os que reclamam da bolsa família , auxílio aluguel, cestas básicas...não, eles são invisíveis, pois há gente que acha que essas esmolas são desviadas de seus dividendos, pobres tolos que nada conseguem ver .

A palavra é " dignidade", como diz o movimento : " morar com o mínimo de dignidade", que possam se sentir incluídos e abraçados pela cidade, não só nas horas amargas, mas sempre.

Houve descaso, claro que houve, a prevenção evita problemas maiores e mais graves, mas não dá marketing, não aparece na TV, não alavanca votos...então fica para depois !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 01/05/2018
Código do texto: T6324507
Classificação de conteúdo: seguro