Dias com Saramago

Doutor o senhor acha que estou pronto para voltar a trabalhar, Não sei ainda, preciso examinar o senhor primeiro, Só preciso dizer que ainda sinto muitas dores, o senhor sabe, fruto da idade, Posso até entender, mas preciso fazer alguns testes primeiro, Preciso tirar a roupa, Só a camisa, Não acha que minha barriga está muito inchada, além das dores tenho constipação, Não é motivo para licença médica, Eu sei, e as dores fortes nas articulações, Os exames do senhor estão normais, Mas continuo sentindo muitas dores, o senhor sabe, a idade, parece que o senhor não acredita, Sim, acredito, mas tenho que me guiar pelos exames e os testes que farei agora com o senhor, Eu queria mesmo é ser perito, Porque, Para guiar-me mais por aquilo que o paciente diz sentir, principalmente na minha idade, A legislação mudou, agora o senhor é considerado jovem, Jovem para quem, para aqueles que se aposentam com dois mandatos, Não gosto de falar de política, não me interessa, meu trabalho é realizar perícias, Com minha idade antes já estaria aposentado, Já falei, a legislação mudou, E agora o que vai ser de mim, com a minha idade e levantando muito peso, deve ser isso que piora as minhas dores, Por favor, fique parado, não fale agora, Como não falar doutor, se eu ficar calado é capaz do senhor nem me enxergar, quanto mais ouvir, Aqui doí, Doí, E aqui, Também, E o joelho, É onde sinto mais dores, Respire fundo, Sinto muita dor nas costas quando respiro fundo, Tenho suspeitas quanto a isso, Será grave, Vou passar-lhe uns exames e dar-lhe mais um mês de licença, o senhor retorno daqui um mês com estes exames, Mais um tempinho para sentir dor em casa, já que no orçamento não cabe o remédio, Está assim tão difícil, É o teto, Quem sabe tudo melhore, É, vamos ter muita fé.