MEMORIAS...(OBERDAN BARROS)

Comentários no link

http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2018/05/memoriasoberdan-barros.html

O leitor do meu zap, Oberdan Barros, fez-me lembrar do passado em uma postagem crítica contra a administração de Manaus, prefeito Artur Neto com relação à buraqueira nas ruas de Manaus do século XXI, com dinheiro de IPTU, ISS, criado pelo prefeito Manuel Ribeiro.

Viajei como bagagem despachada - sem haver até hoje qualquer redução no preço das passagens aéreas, como a prometida pela ANAC – desembarquei no século XX, exatamente na década de 80 e me vi entrando na sala do Prefeito de Manaus o Sr. João de Mendonça Furtado, como gostava de ser chamado, apenas com um caderno para anotações.

Fui assessor de comunicação da sua administração e publiquei em A NOTICIA, crônica crítica sobre o recenciamento dos buracos que mandara fazer dos buracos que existiam em Manaus. Na época já capital da ZFM, mas não tinha recursos para tampá-los e João Furtado, criticado pela buraqueira da cidade. Para ganhar tempo mandou recenseá-los primeiro.

Convocou coletiva de imprensa para anunciar os resultados e terminou o pronunciamento informando que o maior problema dos mais de 40 mil buracos recenseados era que todos estavam com a boca aberta para cima. Se estivessem de bocas fechadas, toda a imprensa o criticaria do mesmo jeito, dizendo que Manaus estava cheia de "lombadas". João de Mendonça Furtado, foi indicado à Prefeitura pelo regime militar faleceu e pediu que seu caixão fosse velado em pé para provar "que era uma pessoa dinâmica"! E os buracos?

Ele não os mandou tapar por falta de recursos ao contrário da Manaus do século XXI, com tantos recursos financeiros e muitos desperdícios. “Cheia de buracos, todos com bocas abertas e prontos para engolir os milhões de automóveis que circulam na capital”!

O Sr. João Furtado foi substituído pelo prefeito Amazonino Mendes, indicado pelo Governador Gilberto Mestrinho, que me demitiu, mandando dar baixa na CTPS e nunca mais voltei a exercer função pública, embora tenha feito concurso para Serviço Social na Administração de Artur Neto e entre as 42 vagas abertas para o cargo AS, mas nunca fui nomeado, embora vários colegas de profissão tenham assumido importados de vários Estados e foram nomeados na minha frente. Desisti.

Fui nomeado por Brasília para ser Diretor Regional Norte de um órgão Para Estatal Federal, criado pelo presidente Itamar Franco.

carlos da costa
Enviado por carlos da costa em 11/05/2018
Código do texto: T6333932
Classificação de conteúdo: seguro