Curso de Medicina - UFPI Campus Ministro Reis Velloso/ Universidade Federal do Delta

No meio de um mundo tão turbulento com crises políticas, corrupção, gripe H1N1, bombardeios, aumento da gasolina, o dólar cada vez mais alto, alguma coisa boa deve acontecer em algum lugar. Difícil saber onde, pois no “Brasil que eu quero ter” que a Rede Globo vem ouvindo do povo de norte ao sul do país, só se cobra melhorias na educação, saúde, estradas, compromisso com o dinheiro público, saneamento e reivindicação de salário digno.

Mas se é para falar de coisa boa, vamos falar do Curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí do Campus Ministro Reis Velloso implantado no segundo semestre do ano de 2014 que só vem colaborando para a melhoria da cidade de Parnaíba. Muitos estudantes de medicina advêm de outros estados e ao se instalarem aqui contribuem para o crescimento do setor imobiliário, da gastronomia, entretenimento entre outros. A árdua incumbência da implantação desse curso coube ao professor José Ivo Pedrosa, parnaibano, médico em saúde coletiva. Ele deixou sua cidade natal para estudar medicina e retornou a Capital do Delta para enfrentar esse desafio o que vem realizando com muito êxito.

Parece que foi ontem a aula inaugural do Curso de Medicina realizada no dia 19 de setembro de 2014 marcando sua abertura, oferecendo 40 vagas para iniciar o período letivo 2014.2. A princípio suas atividades acadêmicas e administrativas funcionaram no anexo, na Avenida Capitão Claro, no antigo prédio do Pronto Socorro de Parnaíba, após reformas e ampliações. Depois de quatro anos, agora em 2018, passou a funcionar no próprio Campus Ministro Reis Velloso, na Avenida São Sebastião, após a conclusão de novas instalações no referido local. O novo prédio conta com uma estrutura moderna com 7.400 m² de área construída, 30 salas de aula, 48 laboratórios, além de salas de professores, auditórios e outros espaços.

Atualmente tem 188 alunos matriculados e conta com 54 docentes efetivos. Oferta 80 vagas anuais sendo 40 por semestre. Segundo o Professor Dr. José Ivo, o curso já está entrando na fase do internato médico que é o estádio curricular obrigatório correspondente aos dois últimos anos de medicina, onde os alunos passam a desenvolver atividades eminentemente práticas, sendo somente 20% teóricas, desenvolvidos na rede de saúde da cidade de Parnaíba e outros municípios. O Ministério da Educação e Cultura – MEC disponibilizou preceptores, profissionais de serviço que irão acompanhar esses alunos com a orientação dos professores. Enfatiza ainda o coordenador que apesar do curso estar na fase de implantação tem se desenvolvido satisfatoriamente, cumprindo o papel social da Universidade na relação com a comunidade.

Depois da implantação do curso de medicina em Parnaíba, o outro grande passo na história da educação superior da Princesa do Igaraçu, foi o desmembramento do Campus de Parnaíba da Universidade Federal do Piauí, luta essa que vinha desde o ano de 2004, concretizada depois de quatro anos, no dia 20 de março de 2018 quando a Câmara Federal aprovou o Projeto Lei 5272/2016 de sua criação, sancionado pelo Presidente Michel Temer, em 12 de abril de 2018.

Para o desmembramento de fato que deverá acontecer mais ou menos dentro de três anos, o Campus vem trabalhando a todo o vapor, organizando a parte administrativa, orçamentária, estatutos e procurando atender as exigências do Ministério da Educação. Nessa batalha exaustiva não podemos deixar de mencionar a pessoa do Diretor Alex Marinho que incansavelmente se multiplica, liderando docentes, técnicos e discentes para dar celeridade a essa nova etapa do ensino superior em Parnaíba com a Universidade Federal do Delta, UFDPAR. Nesses últimos quatro anos muitas coisas boas vêm acontecendo em Parnaíba. Quiçá continuemos nessa onda de crescimento e prosperidade.

Fonte:

Entrevista com o Professor José Ivo

Dados fornecidos da Assistente em Administração do Curso de Medicina Raphaela Silva

htt//ufpi.br – notícias Parnaíba/22748-cmrv/acesso maio de 2018

htt//ufpi.br/bvs/163/17458-anexo medicina/acesso maio2018

Publicação no Jornal Norte do Piauí/ 25.04.2018

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 16/05/2018
Código do texto: T6338521
Classificação de conteúdo: seguro