não sabia que seria preciso abrir o coração em abril para deixar o mar sair de lá

Me deixei lembrar da minha última viagem sozinha e da sensação boa que eu carregava na alma. Somente uma sensação boa na alma para nos levar até à praia em pleno inverno. Mas o que valia era o que estava contido ali em toda razão que movia meus pés no atlas. É engraçado, mas o Brasil começa de verdade quando a gente sai e anda. Quando se ultrapassa alguns limites no mapa ou nos conhecimentos. Eu por exemplo, me sinto mais brasileira a cada vez que saio. Eu, por exemplo, acho que Vidas Secas deveria ser obrigatório nas escolas. Mas eu, por exemplo também, acho que o filme todo produzido aqui em Londrina em 2016 e premiado em vários festivais do mundo, bem poderia ter sido exibido em Londrina antes de rodar o mapa-múndi. Mas que se faça rodar.

Quando viajei a última vez sozinha, o medo que eu tinha não era maior que o calorzinho no peito. Eu ainda não sabia que o Brasil – esse mesmo que a gente devia conhecer - poderia sim piorar; que o Neymar não jogaria a copa do mundo; que a Marielle seria assassinada; que essa viagem se tornaria mais uma história para me despedir em breve e que veria partir uma pessoa que não venceu o câncer.

Me deixei lembrar. Aquela alma leve que esquecia os olhos em cima dos meus ainda não sabia que seria preciso abrir o coração em abril para deixar o mar sair de lá, e que seria tão difícil; que será preciso ser muito brasileira em outubro e otimista em junho

e que a chuva cairia tão forte

num cemitério em janeiro.

Nem um ano dessa viagem,

e tanta maré

em meu calcanhar brasileiro.

_____________________________

.

.

.

Textos de quinta para fugir da responsabilidade.

Não é promessa. É desejo. :)

Marília de Dirceu
Enviado por Marília de Dirceu em 17/05/2018
Código do texto: T6338713
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.