AVANTE PIAUÍ

Na última matéria que postei no jornal Norte do Piauí falei dos avanços da cidade de Parnaíba no meio da turbulência que se encontra o país com tanta criminalidade, corrupção, crises políticas, descaso com a saúde e educação. Citei o seu desenvolvimento econômico em virtude da cidade ter se transformado em polo universitário e mais prosperidade promete com o desmembramento do Campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí originando a Universidade Federal do Delta.

Mal acabei de redigir o texto para publicação e enviar para o jornal recebi pelo WhatsApp um vídeo da rede globo (maio/2018) apresentado pela jornalista Maria Julia Coutinho que aponta o Piauí, estado tropical, como grande fonte de recursos naturais principalmente o sol e vento. A forte radiação, a baixa umidade do ar e muitas horas e muitos dias de sol foram características predominantes para a instalação na cidade de Ribeira do Piauí que fica a 490 km da capital Teresina, do maior parque de energia solar em operação da América do Sul. Lá tem mais de um milhão de painéis distribuídos numa área correspondente a 700 campos de futebol fornecendo ao sistema interligado nacional 292 megawatt, capacidade para atender diariamente uma cidade com um milhão e duzentos mil habitantes. Isso é começo, pois o projeto tem como meta aumentar muito mais essa capacidade enérgica.

Tudo isso vem contribuindo para melhoria do Estado, uma vez que gera o aproveitamento da mão de obra, assegurando emprego, condições de vida favoráveis e até capacitação profissional para esse novo ramo tem se proliferando. A matéria também evidencia o aproveitamento do vento. Em 2008 foi instalado o primeiro parque de energia eólica no Piauí, hoje tem 36 funcionando e 27 em construção. O Piauí é um dos maiores produtores de energia elétrica do país. Notícias assim quebra o quadro hostil das manchetes tristes e degradantes de todos os telejornais do momento atual. Nem tudo está perdido.

E como se não bastasse o portal cidadeverde.com, publicou na data de 16.05.2018, que a empresa Ouro Preto Óleo e Gás S.A, iniciará no dia 21 de maio de 2018 as atividades de exploração de petróleo e gás natural na cidade de Floriano. Otimistas com resultados positivos já se sonha grandes riquezas para a cidade e consequentemente para o Piauí. A luz no fundo do poço traz esperanças de dias melhores.

É só ter fé em Deus, ter fé na vida e acreditar. Nem tudo é escuridão. Em algum lugar o sol está escondido pronto para despontar. Agora ele brilha intensamente no Piauí. Que ele permaneça conosco espalhando raios de prosperidade. Amém!

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 18/05/2018
Código do texto: T6340391
Classificação de conteúdo: seguro