Perguntar ofende ?

           Pode ofender , sim ! As perguntas capciosas são feitas com uma certa dose de maldade nas entrelinhas, na intenção de buscar confundir o entrevistado.
           Muitos gerentes de empresas ou de bancos evitam a resposta escrita, preferem se comunicar por telefone ou pessoalmente, pois de antemão sabem que a palavra escrita pode lhe pesar mais tarde.
          No outro dia o gerente do Bradesco reclamou que eu não atendi o telefone, e lhe disse : O senhor tinha o meu e-mail, portanto não tem desculpas para não me responder - Ficou todo sem graça !
           As perguntas maliciosas são apercebidas pelos mais atentos, e deve se estar tranquilo para não "morder a isca", afinal é isso o que buscam. Fazem a pergunta já sabendo da resposta, porém querem "a sua resposta", pois assim poderão encarcerar um perfil segundo os conceitos já estabelecidos, que não  são os teus.
            Os filósofos afirmam que todas as discussões começam com perguntas, e por que será ?
             Questionar às vezes ofende, sim ! Há um "quê" de julgamento e sentença por detrás de certas perguntas- Ou não ?  Muitas vezes a pessoa é inocente, mas se vê cercado de questões que o confundem e se vê inapto a se defender, o mundo pode ser perverso e injusto. Neste momento me lembrei do "Estrangeiro", de Albert Camus, que narra em sua obra o julgamento de um assassinato, onde as provas não são claras, porém os dois polos se encontram ; O questionamento e a inaptidão, culminando em uma condenação.
             Não se pode , no entanto, andar "armado" para tudo, o coração deve permanecer aberto, se você não deve , não há razão para temer, apenas peço que deixe a ingenuidade na gaveta antes de sair , e não fale além do necessário, não queira ser mais realista que um rei.

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 29/05/2018
Código do texto: T6349453
Classificação de conteúdo: seguro