Quero-Quero

         Quem é esse nervosinho com um penacho na cabeça ?
       - O nosso conhecido Quero-Quero, que habita os gramados dos campos de futebol, tirando o fôlego dos espectadores mais sensíveis, como eu.
          Quando a bola corre na direção deles,  levantam vôo, mas às vezes não dá tempo. Acho que os clubes deveriam cuidar deles também, pois fazem um serviço de limpeza, comendo os insetos, e afinal os estádios também são suas casas, pois não há jogos o tempo todo.
           Eles são bravinhos, na verdade os machos são os temperamentais da família, as fêmeas não costumam atacar, a não ser que estejam com as crias.
           Num jogo do São Paulo, no Morumbi, um Quero-Quero atacou o goleiro do adversário, que era de um time uruguaio, e a torcida aplaudiu , torcedor não perde "uma" , rsrsss...
           Essa ave habita a América do Sul e parte da América Central,  onde é chamada de Tero-Tero ( quase igual), pelo som que fazem quando irritadas, também são conhecidas por "Abibe do Sul".
            De alguns anos para cá tem aumentado a sua população, a margem de riscos é baixa, e se reproduzem , gerando de três a quatro filhotes por ninhada.  Não me recordo deles na minha juventude, e hoje os vejo em todas as partes, mariscando nos gramados , geralmente aos  pares . A minha esposa os conhecia , pois foi criada no R.G.do Sul, onde são mais populares que o Internacional de Porto Alegre.
           Eles medem de 32 a 37cm, e pesam pouco menos de 300 g, são pequenos e desconfiados, não tentem pegá-los de jeito nenhum, eles tem um esporão nas patinhas, e sabem usá-lo.
       Os ingleses o chamam de "Want-Want"...rsrsss..."tô" brincando, eles o chamam de "Southern Lapwing" ( Nem sei o que significa).
           Uma ave interessante, e bonita também, há de convir.
   

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 31/05/2018
Reeditado em 31/05/2018
Código do texto: T6351701
Classificação de conteúdo: seguro