VOCÊ ACREDITA?

Ia eu, livre, leve e solta, caminhando nas areias de Copacabana, quando uma senhora me abordou.
- Minha filha, pode me dar um minutinho da sua atenção?
- Pois não, o que a senhora deseja?
- Desejo lhe ajudar. Você é espírita?
- Não, mas não tenho nada contra essa ou qualquer outra religião. Creio que todas têm coisas boas e ruins. Prefiro acreditar que todas querem encontrar o Salvador. Eu pratico o bem sempre que posso e não atrapalho a vida de ninguém, pelo menos consciente-mente.
- É muito bonito o seu pensamento, mas eu tenho que lhe avisar que tem um espírito que a acompanha e que tem um trabalho feito pra você.
- Só pode ser o Carlão. Em vida eu nunca lhe dei bola, embora ele fosse gamadão por mim. Agora, que passou dessa pra melhor, deve querer me perturbar. Mas com mais de treze milhões de desempregados nesse país tem alguém fazendo um trabalho pra mim e sem me cobrar nada?
- Aí é que você se engana. Esse trabalho é pra você levar um tombo, quebrar uma perna, ter uma diarreia de duas semanas, ter uma verruga na ponta do seu nariz ou ter um furúnculo no...no... deixa pra lá.
Mas eu posso fazer um trabalho pra desmanchar toda essa desgraça. Só preciso fazer uma oferenda.
Fui dando corda...e o que eu preciso fazer?
- Você nada! Eu faço a oferenda pra você, basta me trazer os ingredientes para eu fazer um bobó de cama-rão e dar pro espírito malfeitor.
- Vamos lá, diga o que é preciso.
• 1 kg e meio de camarão fresco, sal
• 3 dentes de alho picados e amassados
• suco de 1 limão, pimenta-do-reino
• 1 kg de mandioca (prefira as que já vem embaladas e descascadas, é mais prático), 3 cebolas (1 cortada em rodelas e 2 raladas)
• 1 folha de louro, 6 colheres (sopa) de azeite de oliva
• 2 vidros de leite de coco, 1 maço de cheiro-verde picado
• 2 latas de molho pronto de tomate (pomarola)
• 2 pimentões verdes ,2 colheres (sopa) de azeite de dendê

Minha senhora, com todo respeito, a senhora acha que eu sou idiota? A senhora quer fazer bonito com a sua família oferecendo-lhes um belo almoço e está à procura de alguma otária pra lhe fornecer os ingredien-tes. Vai ter que procurar outra,  e tem mais, o Carlão é alérgico a camarão. Diga-lhe que, com a greve dos caminhoneiros, o máximo que a senhora pode lhe oferecer é um angu. Isso, com um pacotinho de fubá, a senhora faz. Me dê seu endereço que eu mando entregar o fubá na sua casa.

Agora me permita lhe dar um conselho: pare de ser pilantra ou a senhora vai acabar, depois de morta, num deserto onde não haja comida alguma.
Ela, mais do que depressa, se afastou e foi dar um mer-gulho, naturalmente para pedir a Iemanjá uma sugestão mais fácil de oferecer um bom almoço pra família.



 
edina bravo
Enviado por edina bravo em 01/06/2018
Reeditado em 03/06/2018
Código do texto: T6352558
Classificação de conteúdo: seguro