Existência & Amor

Qual a coisa mais importante da nossa existência ?

Ouso responder que seja o AMOR. Ele é a regra que resume todas as regras... Quando um homem ama por exemplo, é desnecessário exigir que honre seu pai e sua mãe.

Ao longo da vida chego a esta conclusão, após observar nas pessoas coisas do tipo:

Paciência, Bondade, Generosidade, Humildade, Delicadeza, Tolerância, Inocência, Sinceridade ...

Tais comportamentos reforçaram meu espírito quando fui pai pela primeira vez e foi quando entendi, que não se tratava do nascimento do meu primogênito apenas, nasceu também o amor que habitava em mim, antes tão incompreendido...

O amor pode ajudar muito na busca do ser humano para responder sua principal pergunta:

A que devo dedicar minha existência ?

Durante a leitura e reflexão do Mito de Sísifo, reforcei a ideia de amar incondicionalmente...

Muitas vezes tentamos agradar, mas o que precisamos fazer é dar alegria... Sim! Devemos dar alegria ao próximo, e assim, se alegrando com a alegria dos nossos semelhantes, tornamos o mundo a nossa volta leve, abrindo espaço para o exercício de amar...

Muitos neste momento estão seguindo pistas falsas para chegar até a casa da felicidade. Pensam muito em ter e receber, em exibir, em conquistar, em ser servidos um dia pelos outros. Isto é o que a maior parte das pessoas chamam de realização.

Realização na minha ótica é simplesmente servir. Como diz o velho ditado :

Quem não nasceu pra servir não serve para viver ...

O exercício do amor é vida e viver é ter constante felicidade em servir. O resto não tem importância. Entendo que o amor não consiste em expor aos outros as nossas fraquezas, mas aceitar tudo e alegrar-se ao ver que as coisas são melhores do que os outros disseram. Também não há garantias, apenas possibilidades ...

Devemos sempre livrar-nos do preconceito de que a busca espiritual existe por acaso, ou por capricho, ou até mesmo por nosso gosto. Ela existe porque passamos a vida toda tentando personificar o amor que habita em nós...

Aquele que se alegra no amor se alegra em Deus, porque Deus é o amor.

Não sinto o mesmo amor que Pausânias sentia por Agaton, más amo!

Leonardo Boaventura
Enviado por Leonardo Boaventura em 03/06/2018
Código do texto: T6354693
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.