Você sabe o que é ansiedade ?

Ansiedade é achar que todo mundo vai embora da sua vida ou da vida. Ansiedade é lutar com um inimigo invisível todos os dias e com um enorme sorriso no rosto. Afinal, nem todo mundo está preparado para entender que nós não controlamos a nossa mente e ela divaga por caminhos autônomos.

Os relacionamentos para quem tem ansiedade são sempre de extrema importância. Nós, os ansiosos,não queremos preocupar os outros com as nossas preocupações, ou nossos cenários tórridos dignos de filmes trevosos.

Porém,infelizmente, não acreditamos imediatamente em tudo que nos é dito. Tendemos a duvidar de todas as razões pelas quais as pessoas estão a nossa volta e porque elas continuam estando lá apesar de tudo. Mesmo não querendo-nos incomodar, acabamos incomodando com a nossa insegurança. Nos esforcamos ao máximo para afastar esses pensamentos na maior parte do tempo. Parte essa, que temos controle sobre eles. No restante, principalmente durante a noite, eles voltam com força total e diversos roteiros intrigantes.

É difícil amar alguém que sofre de ansiedade, somos mais sensíveis e precisamos de garantias de coisas pequenas. Queremos alguém que não diga que estamos exagerando ou imaginando coisas. Porque sim, estamos, mas esse é o maior problema da ansiedade. Estamos sempre um passo à frente. Nós escutamos tudo. Prestamos atenção em tudo. Imaginamos os piores cenários pra tudo. Por essa razão, sempre buscamos achar alguém que tenha forças para nos dar apoio quando a gente desabar.

Pois esse dia sempre chega!

Por outro lado, não queremos dar trabalho a ninguém. Então guardamos nossas paranóias para todas as noites em que não dormiremos e prolongamos sempre a inevitável crise.

Pois, inevitavelmente, esse dia sempre chega.

A ansiedade é intensa. Portanto somos intensos. Tudo tem que ser para ontem e pequenas atitudes têm pesos maiores do que normalmente teriam dentro de outras cabeças. Porém, também temos senso crítico e chegaremos à conclusão de que estamos exagerando antes mesmo que o outro pense que falou algo errado.

A mente ansiosa trabalha com uma velocidade absurda e muitas vezes divagamos nas conversas, ficamos distantes mesmo. Provavelmente estamos pensando em tudo com mais afinco e desculpe se parecemos desatentos, talvez estejamos mais atentos que você, apenas avaliando as linhas paralelas da história.

Nós também sentimos muito. Tudo a gente sente demais. Então, saiba que entenderemos tudo o que você está passando como nenhuma outra pessoa.Porque tudo sentimos com mais força.

Nós somos permanentes. Geralmente nossas amizades são para sempre. Nossos amores são eternos. Quem nos trata bem, nos têm para a vida inteira.

A mudança assusta muito e todos sabem o quanto gostamos de rotina. Por essa razão, tem gente que se aproveita da nossa infinita dificuldade em dizer “ não” e abusam da nossa boa vontade. Nós sabemos disso, mas são anos de luta até falarmos a nossa primeira negativa.

Negar é difícil, pois, voltando ao início do texto, não queremos magoar ninguém e não queremos que nos deixem.

Conviver com quem tem ansiedade é ter por perto alguém que te ajudará a afastar seus demônios, porque passamos a vida inteira batalhando contra os nossos.

Muitas vezes convivemos num mar de gente, cercados de amigos sem que ninguém saiba o que se passa na nossa cabeça. Como eu disse no começo, nem todo mundo está preparado para entender algo tão complicado. Nem nós mesmos entendemos.

Apesar de ser uma comparação tosca, se eu pudesse simplificar, diria que é um jogo com varias fases e para passarmos por cada uma, vamos vencendo pequenos desafios impostos por nós mesmos. Por exemplo “ se eu for beber água todo mundo nessa sala de espera vai olhar pra mim e eu posso cair”, então, eu respiro fundo e vou beber água. Na entrevista de emprego “eu vou gaguejar, cair, passar vergonha e não serei contratada”. Então, na entrevista, falarei calmamente, sentarei com cuidado e mostrarei apenas o que de fato eu sou, sem artifícios e serei contratada.

São lutas diárias, pequenos obstáculos que se tornam enormes e que nós mesmos nos impomos. A ansiedade não define quem somos, só torna mais difícil sermos quem queremos ser. Como eu disse,geralmente as pessoas não sabem que convivem com pessoas ansiosas, nós somos discretos.

No mais, a ansiedade torna o ansioso uma pessoa forte e por isso, tendemos a ser perfeccionistas e persistentes. A gente não desiste fácil de nada, afinal, nosso dia a dia é composto por varias pequenas lutas. Não se engane, nem por um segundo ao pensar que não somos felizes. Somos sim.

Ajuda profissional é sempre bem vinda, mas a maior parte da luta é nossa, então, quem se identificar, continue firme.

A marca de um sorriso
Enviado por A marca de um sorriso em 09/06/2018
Reeditado em 12/06/2018
Código do texto: T6359853
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.