O TRAVESSEIRO

O TRAVESSEIRO

Iran Di Valencia - pseudônimo

Escritor e poeta de Absurdos

Nascido em 09.08.1925

Pesqueira-PE

O idoso ocioso, como soe acontecer, costuma cochilar durante o dia pelo natural desgaste físico, da mente e visão, além da falta de companhia para conversas, e as programações de TVs lhe são enervantes e cansativas.

Á noite, ao deitar, com o seu relógio biológico irregular, ele passa horas da madrugada para conciliar o repouso espiritual.

Então, com a cabeça sobre o travesseiro se ainda goza de uma mente sã, rememora eventos do passado, faz exame de consciência, etc. Se porventura lhe dão atenção nos ambientes de contato não quer perder a oportunidade de narrar suas aventuras. Daí a critica satírica dos jovens o provocar se referindo ao hábito com o chavão; velho só pensa e fala do passado porque não tem futuro.

Aproveito a oportunidade para rebater tal chacota, afirmando: O idoso que não tem eventos do passado para recordar é porque não soube aproveitar e gozar dos prazeres e desprazeres da vida e não passou de um simplório, típico palhaço da vida.

Idoso, não cheguei a decifrar a vida

Estudando seu mapa todos os dias,

Sequer o que vai à cabeça de alguém.

Então, não decifrarei o segredo da morte,

Sequer sei se ela possui mapa guia?

Porém, encontrei uma diferenciação:

A morte mostra um futuro certo,

Na vida, o futuro é mera previsão

E muda de planos todos os dias.

Vida é vida nova ou velha,

Deve-se portanto, respeitar,

Como obra de Deus,

É estupidez se blasfemar.

É contra essa pretensa inutilidade do idoso ou velho como ele é tratado no próprio lar, que eu aderi à atividade digital para narrar fatos da experiência da vida e até sonhos não realizados, indiretamente lições para os jovens, expandindo qualidades ainda latentes.

E louvável as promoções para levar os idosos para as academias ou praças para exercícios físicos, contudo, como idoso, defendo que, embora a atividade física seja importante, a mente como distribuidora das energias armazenadas no coração, é primordial seja exercitada.

Iran Di Valencia
Enviado por Iran Di Valencia em 12/06/2018
Código do texto: T6362681
Classificação de conteúdo: seguro