Crianças- O que fizeram de errado ?

          O presidente da nação mais rica do mundo, os EUA , um homem igualmente rico e poderoso, nascido em uma família abastada do ramo imobiliário, decidiu brincar de Deus, pois lhe pareceu muito mais divertido do que governar.
           Separou as mães de seus filhos pelo único fato de serem imigrantes, o que para ele é um crime grave, afinal os EUA é dos americanos e qualquer "invasão" , mesmo que não militar, é uma afronta ao estado de cidadania.
            Quando a ONU reclamou dos seus abusos, motivou o Vaticano a também reclamar,  à seguir a Alemanha ( Sra Merkel), sua chanceler, e que abriga imigrantes refugiados da guerra na Síria,  meio que coordenando com seus parceiros europeus como a Espanha, Itália ,Turquia e França para que olhem essas pessoas como vítimas e não invasores, o Sr. Trump apenas disse; " Estou seguindo as leis, nada posso fazer !" - Mentira, ele pode fazer tudo, mas tem uma política criada pelo seu governo, de " Para nós tudo e para vocês nada" .
            As crianças não deveriam chorar, são seres sem discernimento, carentes , frágeis em sua formação, que precisam do abrigo de suas mães. Para eles , não existe "outro país", nada sabem de migrações, do porque de sair de casa e andar por quilômetros rumo ao desconhecido. São as maiores vítimas da intolerância humana.
            Ninguém sai do seu país porque quer, enfrentar outras pessoas, na maioria frias e insensíveis, outra língua, o frio e a fome, acampamentos comuns onde  não se é dono nem da  própria vida, sujeitos ao descaso e a abusos físicos e emocionais. Quando o preço é alto assim imaginem os motivos para pagá-lo.
            O Sr Donald Trump está preocupado com a  hegemonia do seu país, como se famílias de estrangeiros miseráveis o estivessem ameaçando. Esse é um problema social que merece sempre uma sensibilidade extrema, não se trata apenas de ter coração, amor ao próximo, pois estes  são elementos frágeis , mas dois pontos devem ser levados em conta : fortalecer as alianças com seus países vizinhos e ajudar a minimizar os problemas de fuga, e entender que esse tipo de assunto é tão sério quanto o desarmamento nuclear.
             Quando o dinheiro não  faz falta busca-se o poder, que é dez vezes mais perigoso. Trump foi eleito justamente por isso, porque usava o estandarte do protecionismo, e os americanos no alto da sua arrogância, o viram como um rei, muito acima das leis do resto do mundo. Ele consegue conviver mal com seus dois vizinhos mais importantes, o México (ao sul), e o Canadá ( norte), imaginem então como ele vê os demais: Guatemala, Honduras, Costa Rica, Puerto Rico, Panamá, El Salvador...como " nadas" elevado ao cubo.
              As crianças crescem, muitos sentirão as marcas do desprezo pelo resto das suas vidas, espero que ainda se possa fazer alguma coisa para curar as feridas.
           

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 25/06/2018
Reeditado em 25/06/2018
Código do texto: T6373272
Classificação de conteúdo: seguro