O culto ao “eu”
 
Trabalhar dentro de nós com as emoções e sair de cada situação fortalecido e pronto pra outra situação é para poucos. Vivemos a Era da instabilidade econômica, insatisfações, confrontamentos ideológicos e das mais variadas ordens. Insatisfação consigo mesmo, relações patológicas, enfim. Isso acarreta muitas vezes nas doenças do século: a depressão, síndrome do pânico e tantas outras.

A “cobrança” que a sociedade impõe - e isto já foi mais complicado em épocas machistas em que homem tinha que ser o provedor, forte e mantenedor e a mulher boa mãe, dona de casa e ainda boa amante – é e grande nos leva a tanta insatisfação.

Trabalhar a vaidade é, sem sombra de dúvidas, uma das coisas mais difíceis de se tratar quando o “poder” e o “ter” são a vertente para uma vida feliz.
Você nasce, seus pais mimam, se puderem, pagam a melhor escola, e daí você “tem” que passar em uma faculdade pública e para muitos pais, de preferência, em uma área que lhe dê futuro e posição social. Se for de uma classe social mais baixa, muitas vezes, a cobrança é menor, mas a discriminação e a aparente exclusão – hoje se tem muitos meios e oportunidades por cotas e outros – são iminentes.

Se os valores da vida que realmente são importantes, se a essência não for valorizada, se o espírito de unidade e de amor ao próximo não forem enfatizados descamba-se para o caos. A curto prazo teremos uma sociedade infeliz e cheia de doenças.

Algumas atitudes, nem sempre conscientes, podem levar a algo ruim ao outro. É preciso educar nossos filhos com urgência. Para tanto é tempo de refletir e muito sobre o assunto. Escolas se unirem e trabalharem valores, ética e moral com eficácia. É realmente importante estudar tanto e ser infeliz? Ou seria melhor ser bom naquilo a que temos como ideal, um bom profissional liberal, por exemplo.

Tratar o ego quando nos deparamos com um elogio, com um desafio ultrapassado, com a beleza, esta então...Afinal, isto tudo é passageiro. Somos o que deixamos de exemplo e de referência. Não levaremos daqui dinheiro, casa, posição, coisas materiais. Deixaremos sim ao mundo e aos nossos algo de especial que fizemos mesmo que pequenos feitos.
Com humildade e simplicidade lembremos disso. O humilde não é orgulhoso, nem egocêntrico. O humilde atrai pessoas afins. Ser humilde NÂO é ser subalterno ou inferior. Ao contrário, é ser maior, melhor e inteligente. Mostremos competência sem precisar prejudicar ou derrubar e humilhar pessoas. Usemos o culto a “nós” e não ao “eu”. Semelhantemente vós jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros, e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. (Pedro 1 5.5)





" MEXEU COM UMA, MEXEU COM TODAS!" -  Esther Lessa e mulheres do RL na campanha em favor de um mundo melhor, sem abusos. Grande amiga, obrigada pela bonita atitude!
Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 01/07/2018
Reeditado em 01/07/2018
Código do texto: T6379039
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.