As notícias de ontem

Uma falha na entrega dos jornais deixou a cidade sem notícias. Ninguém sabe quanto deu o jogo de futebol de ontem. Ninguém sabe quando tal filme vai começar na televisão. Ninguém sabe quais apartamentos estão disponíveis para aluguel. Ninguém sabe de nada!

Muitos teriam de esperar até anoitecer para saberem das noticias no telejornal, mas de manhã, ninguém sabe de nada.

Ninguém menos a vizinha da frente, uma velinha quase caducando, que mal consegue enxergar. Essa vizinha pegou um jornal antigo e leu. Pegou outro jornal antigo e também leu de novo. Leu tantos jornais que se achava apta para fazer seus novos noticiários. Disse que o Flamengo tinha perdido o jogo, que um filme já estava para começar na televisão e que seu Manuel está alugando um apartamento. A vizinhança, que era boba, acreditou em tudo.

E a notícia espalhou. Já estavam dizendo que o Flamengo tinha perdido o jogo, que um filme já estava para começar na televisão e que seu Manuel estava alugando um apartamento. Todos, muitos inocente, acreditaram. Deixaram até de assistir o telejornal.

No dia seguinte, porém, o jornal de hoje, ou seja, o jornal de amanhã (se ontem fosse hoje), foi bem distribuído, e todos os cidadãos tiveram acesso às notícias, e leram muitas surpresas: o Flamengo tinha empatado, um tal filme ia demorar para começar na televisão e seu Manuel não está alugando nenhum apartamento.

E a velhinha, coitada, só recebia reclamações.

Athos Krochensko
Enviado por Athos Krochensko em 04/09/2007
Reeditado em 06/11/2009
Código do texto: T638375