T.P.M.

Longe de mim, justificar “ mimimis” ou frescuras de certas mulheres que se aproveitam de algumas situações na sua divina doação e entrega à maternidade. Falo divina porque só à mulher foi dada a feliz missão. Momento e fase da mulher indescritíveis em palavras. Com dores ou em estado de anestesia é bom demais dar à luz. Lembrando que cabe a cada uma a escolha de querer ou não ser mãe . É escolha. Não me consernem aqui julgamentos. Falo como quem já deu à luz a duas lindas pessoinhas.

Mas, pelo ciclo da vida, é da mulher, também, a famosa e malquista menstruação com seus sintomas. Graças e pós-pílula anticoncepcional e outros métodos e medicamentos paliativos o sofrimento pode ser menor, não extinto, mas menor. Antes, porém, o sofrimento começa. É a famosa T.P.M. – Tensão Pré Menstrual.

Converso com amigas que dizem a mesma coisa: seus companheiros não têm paciência – claro, há raras exceções – com seus ”pitís”, com seus maus humores.

Passei por fases – toda mulher as tem – sem nenhum sintoma aparente. É o que acho. Mas, com o tempo, é indubitavelmente fácil de perceber que passei a ter e muitos. Faço aqui uma auto-avaliação.

Se homens soubessem o que é, talvez, ou mesmo assim, não saberiam entender. Só mesmo quem passa sabe. Demora-se a entender, mas um dia entende-se.

Já me vi chorando à toa, sem motivo sério, assistindo a programas leves e sem tema triste e ficar triste. Já me percebi, depois de uma conversa com filhos, chorando por motivos antigos e sem necessidade para o momento.

Graças, nunca perdi o respeito e nem levantei a voz ou discuti com ninguém. A maior “perdedora” sou eu. Isso porque assumo fragilidades que nem sentiria em outro momento. Choro e me desculpo sem dever. Enfim, um erro só.

Por fim, estou aqui explicando algo hormonal e médico sem dúvida. Mas o assunto é nas relações, isso atrapalha? Muito. E digo que demoramos,como já disse, ou, eu demorei a perceber isso e tentar mudar, dialogar mais e entender meu ciclo.

Fica aqui um alerta para homens e mulheres. Para eles, sejam imparciais e observem e para elas sugiro auto-conhecimento e claro, procurem um médico. É o melhor a fazer. E viva a diferença!

Silvinhapoeta
Enviado por Silvinhapoeta em 10/07/2018
Reeditado em 10/07/2018
Código do texto: T6385936
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.