RETRATOS DE UMA FOTOGRAFIA

Meu amado e já no Plano Espiritual (encantado – como dizia sempre) Rubem Alves fez menções à fotografia e aquilo que ela representava: o instante. Aquele preciso momento e suas nuanças...

Sem desejar plagiá-lo, até porque eu teria que melhorar infinitamente pra me aproximar do mais simples que Rubem Alves foi, tenho desejo de falar sobre tal tema, depois do Carnaval desse ano de 2016 e por não me lembrar direito do que ele escreveu (minha memória não tem estado boa já há algum tempo).

Cataguases, cidade maravilhosa da Zona da Mata Mineira foi a cidade que adotei de coração, considerando que nasci em Governador Valadares e lá, em Cataguases, passei minha infância, adolescência e depois na fase adulta... Retornarei, quiçá, na fase madura, para lá experimentar tantos sabores, doces e amargos, como em qualquer lugar do mundo, em razão de minha, sempre com alegria, predisposição em estar lá.

Carnaval de 2016 de Cataguases.

Carnaval, festa pagã, utilizada ... escrevi sobre isso, e aqui foi publicado, se não me falha a memória, em 2014.

Hoje venho aqui pra falar sobre o Carnaval de 2016, Festa de Deus, onde tive oportunidade de experimentar tantas emoções maravilhosas que, sem sombra de dúvidas, fizeram-me crer que do coração eu não morro...

Sob a graça de um Amigo de infância, meu amado Élcio Mariquito Cruz, e outros grandes amigos em comum, foi criado um Bloco chamado BACANAÇO e essas pessoas generosas, guiadas por seus espíritos guardiães (anjos da guarda) mobilizaram pelas redes sociais, pessoas de várias gerações, em vários estados do país e em alguns (ou vários) lugares do mundo, onde se encontravam Cataguasenses que pudessem usar o Carnaval para se reencontrarem.

Meus queridos amigos! Vocês não conseguem imaginar o quão maravilhoso foi, está sendo até hoje, e sei que será eternamente.

Tenho hoje 53 anos.

Pra que vocês tenham ideia, pude reencontrar pessoas que não via há pelo menos 40 anos.

E aí vai... esposas/maridos, filhos, netos... Isto é, conhecer duas gerações daquele amigo/amiga que nunca perdeu o lugar no coração, mas confesso que alguns deles haviam perdido espaço em minha memória.

Realmente indescritível a emoção vivida no momento do Carnaval e já agradeci a Deus pela oportunidade e a todos os amigos da Diretoria do Bloco Bacanaço pela iniciativa que foi coroada de êxito, com mais de 1.000 foliões.

E agora, passados alguns dias, vejo fotos memoráveis, que em seus instantes, guardaram aquele momento mágico, mas, as emoções advindas de cada foto, têm, cada uma delas, suas particularidades.

Ao ver uma foto com fulano, você se lembra que há 45 anos vocês iam juntos para o “Grupo Escolar” e lá, sentavam em carteiras duplas e conversavam muito durante as aulas, indo algumas vezes pra Diretoria.

Ao ver uma foto com sicrana, você lembra da conquista, da primeira dança, primeiro beijo, enfim, são tantos momentos tão únicos e maravilhosos que o instante mágico daquela foto tem o condão de nos remeter a toda uma história e àquele presente que verdadeiramente tornou um dos mais belos Presentes de minha vida.

Não quero aqui citar nomes, para não incorrer no risco do esquecimento, mas, mesmo aqueles que não encontrei, pude revê-los felizes, por meio de uma fotografia.

Quantos retratos podem constar em uma fotografia?

Dependerá sempre da riqueza de sua vida, seja em amor ou dor, mas que lhe mostrarão o quão feliz é, por ter tido a oportunidade de tantas experiências, com pessoas tão especiais.

Agradeço a Deus por essa oportunidade e pela riqueza de retratos que cada fotografia representa pra mim.

Obrigado ao Carnaval! Obrigado ao BACANAÇO!!!!!