Jerusalém e o muro.

         Afinal , de quem é Jerusalém ? A "Cidade Santa", para os cristãos, e também para os muçulmanos .
          Para os cristãos, é a cidade onde Jesus viveu seus últimos momentos, onde foi para o madeiro e sepultado, e para os muçulmanos é o lugar mencionado no Alcorão, onde o profeta Maomé subiu aos céus.
          Ambos tem razão à sua maneira, e disso não restam dúvidas, tanto é que no ano de 1949, logo após a formação do Estado de Israel, os dois lados firmaram um tratado,  dividindo a cidade , a chamada "linha verde" , que Israel desrespeitou nos anos 80, gerando conflitos e animosidades por parte dos Palestinos.
           Israel tem a administração da cidade inteira, desde sempre, e por essa razão considerou-se dona , mas nada justifica a quebra de um tratado.  A Palestina não é reconhecida como autônoma por muitas nações, incluíndo os EUA, aliada de Israel, ( O  Brasil a reconhece ).
           Apesar do tantos conflitos e reuniões, vão se passando as décadas e nunca se acertam, e mesmo com todos os atentados, parece que o lugar "Santo" não afugenta os turistas do mundo inteiro, que vão visitar as ruas por onde Jesus viveu.
            Com todo meu respeito, eu não entendo é o "Muro das Lamentações", onde fieis de todas as nações vão lá "chorar" , colocando entre as frestas, pedidos , orações e arrependimentos .
             Não sinto nenhuma vontade de fazer isso,  e para falar a verdade , nem de visitar lugares de peregrinação , apesar de considerar linda e instigante toda a história de Jesus.

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 31/07/2018
Reeditado em 31/07/2018
Código do texto: T6405209
Classificação de conteúdo: seguro