Patriotismo ou Ufanismo ?

Por vezes me pego pensando aqui aos meus botões, "mesmo quando estou de camiseta" ; se tanto o patriotismo quanto o ufanismo são um pouco demais ?! A resposta que sempre encontro é que sim.

Ufanismo é um termo criado pelo escritor Afonso Celso, para descrever um sentimento de orgulho exagerado, e patriotismo direciona esse orgulho para os símbolos da pátria; bandeira, brasão, escudo, territórios , etc - No fim é quase tudo o mesmo !

O que sinto é que são sentimentos "plantados" e desenvolvidos pelas instituições , desde pequeninos, as quais servimos; escolas, quartéis, família, círculos de amizade...Posso estar errado, e já me questionei sobre isso também.

- Pegaria em armas para defender o país ?

- Certamente que sim !

Fui criado e conduzido para pensar assim, para acreditar que posso mudar o rumo das coisas, que meus braços e pernas não me pertencem por inteiro, que até o meu cérebro teimoso tem um dono desde o nascimento. A liberdade cantada por Lennon, não existe, as utopias nunca deixarão de ser apenas utopias , então cantamos hinos dedicados à incompreensão humana.

Roberto Carlos também embarcou nessa; " Queria ter um quintal sem muros..."- Ora, eu também ! Mas não dá , não deixam , alguém vai invadir ...entendem ? - Uma incoerência, porque se eu tiver um quintal sem muros, deixarei de ter um quintal, será de todos, e o verbo "ter" ( possuir), não fará sentido algum.

Dificilmente um louco afirmará que está louco, porque quando o fizer estará são novamente - Uma incongruência.

Como seria se eu tivesse desenvolvido o patriotismo por conta própria ,e não influenciado pelos meios ?

A resposta que encontro é que talvez eu nunca fosse um patriota, que esse sentimento pelo país não fosse além de um lugar para morar, formar família e trabalhar.

A pergunta fica no ar, pois criar um conceito sobre o que nunca foi formado é quase impossível, mas fica a dúvida !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 28/08/2018
Código do texto: T6432307
Classificação de conteúdo: seguro