Entrevistas com candidatos.

O que é uma entrevista ?

- Nada mais do que uma conversa entre duas pessoas. Uma dinâmica de perguntas e respostas para esclarecer objetivos.

Não entendo quase nada de política, sou um observador por natureza, analiso as pessoas e nunca partidos. Todas as minhas observações são de um leigo, um cidadão que ouve, lê jornais e assiste televisão . Como diz a canção do Belchior ; " Era um cidadão comum como esses que se vê nas ruas..." .

O que tenho visto nas entrevistas é um "show" de vaidades, e desta vez a crítica vai para os entrevistadores, que estão muito mais preocupados em se aparecer durante a pergunta , do que na pergunta em si, não deixando espaços aos entrevistados, e os interrompendo seguidamente de forma irritante.

Como dizia um velho amigo ; " Não se pode ser mais realista que o rei "- Obviamente se referindo a fazer o trivial e não querer ser o foco , ou ir além, pois poderá entornar o caldo.

Como diz o antigo ditado popular; " O veneno de matar o cavalo, se for mal administrado poderá matar o cavalo ", e é o que vem acontecendo.

Assisti a alguns debates ( parte deles), entrevistas da Record e ultimamente os da Globo, no Jornal Nacional, e a arrogância dos entrevistadores : Bonner e a Renata Vasconcelos chega a irritar os telespectadores; simpatia zero, prepotência alta, educação reduzida, deixando claro nas entrelinhas que o importante do debate era a "performance", mostrar-se para o povo, reduzir a distância que existe com a emissora, os candidatos eram seus instrumentos apenas.

Na entrevista com o candidato Ciro Gomes, por exemplo, de meia hora, o homem só conseguiu falar doze ou treze minutos, a maior parte do tempo foram perguntas e intromissões seguidas, quebrando o raciocínio do candidato, que não sei como não perdeu a paciência, mas se incomodou, com razão. Em certo momento, disse; " Se vocês não me deixarem falar, como poderei responder ?".

No dia seguinte o público caiu de pau na Globo, com toda a razão, pois ninguém suporta assistir a um programa assim.

Não gosto do Bolsonaro também, mas a entrevistadora estava mais preocupada em arrumar briga do que em perguntar, e o candidato que já não tem muito jogo de cintura ,se atrapalhou bastante.

Na Record também não foi muito diferente, mas os profissionais da emissora foram um pouco mais educados, e interromperam menos.

A postura das emissoras foi a seguinte, conforme a minha percepção ; " Não simpatizamos com nenhum partido, não votamos em ninguém, a descrença do povo é a nossa também, e queremos que vocês se danem ".

Se esquecem no entanto que todas as pessoas , inclusive esses caras da política , fazem parte do povo que representam, e quando se dá um espaço na TV, é para se dar de verdade, com respeito total, caso contrário é melhor nem entrevistar mais. Que parem por aqui !

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 29/08/2018
Código do texto: T6433269
Classificação de conteúdo: seguro