Mulher destaque cultural (em 2011)

Mulher Destaque Cultural de Porto Alegre

O evento aconteceu, dia 13 março, na Câmara dos Vereadores, numa homenagem às mulheres ativistas de Porto Alegre. Vocês devem pensar que grandes nomes da literatura gaúcha, estariam lá para receber esta menção. Não, foram destacadas mulheres que, muitas vezes, trabalham quase anônimas, mas que fazem a diferença no mundo cultural.

A abertura foi realizada por Sofia Cavedon, Presidente da Câmara, para uma platéia lotada de mulheres trabalhadoras, inclusive, da própria Entidade.

Em seguida apresentou-nos a exposição Poetisas do Brasil, em banners enormes, que enfeitavam o saguão das grandes salas da Câmara, onde estavam transcritos o perfil das melhores escritoras brasileiras, de todos os tempos. Clarice Lispector, Lila Ripol, Cecilia Meireles, entre outras. O material foi criado pelo Memorial da casa e os textos foram pesquisados por Benedito Saldanha, o cara da cultura no Sul, um grande batalhador. A exposição é itinerante e fica à disposição dos interessados.

Enquanto aqueles rostos penetravam em nossos âmagos, num certo momento, a vereadora Fernanda Melchionna, disse belas palavras em favor das mulheres e deu um toque sobre o fato de, ainda, receberem 30% menos que os homens, em atividades semelhantes, não é um absurdo?

- Só podemos concordar Fernanda!

Mas naquela oportunidade, os problemas ficaram lá fora, o lugar estava mágico, sob o olhar sereno daquelas mulheres.

No sarau poético organizado por Benedito Saldanha, na sala Glênio Peres, foram destacadas com o diploma "Mulher Destaque Cultural 2011", pessoas que dedicam-se a fazer cultura, como Angélica Rizzi, escritora e cantora gaúcha, Cristina Macedo, do Sarau da Zona Sul (Vila Assunção), Maria Clara Segobia, ativista e Presidente do Instituto Nelson Fachinelli, Neida Rocha, ativista de Canoas, Rosane Scherer do Fala Brasil, Roselaine Funari, ativista do Bairro Cristal, Santa Ineze Soares, diretora do Instituto Cultural Português e Soninha Porto, do grupo Poemas à Flor da Pele.

É importante que se fale, o trabalho e a dura batalha pela cultura em nosso país é gratificante, embora árduo, incompreendido e oneroso. E quando entidades públicas voltam seus olhos para esse grupo, tanto de artistas, poetas, escritores, músicos, é porque algo está tomando novos rumos e fica uma informação subliminar, de que é possível continuar na luta.

Vários músicos, poetas e amigos estiveram apresentando-se naquele momento especial para essas mulheres. E o que ficou disso tudo, é de que é necessário continuar. O grupo que incentiva, divulga, cria, muito tem realizado em favor da arte e da cultura de nosso país, é ele que faz emergir a suavidade, a emoção, o que traz leveza ao homem. E um homem leve, viaja, sonha, ameniza suas dores e sofrimentos, só por um simples contato de uma cor, palavras ou, ao ouvir um tom qualquer. Às vezes, a beleza vem de um simples voejar de borboletas, ou de um olhar que repousa sobre a gente, mesmo que seja de um grande banner.