A RECEITA

 
Todo santo dia tem um post de algum bolo, torta salgada, smoothie (vitamina), doces gourmet, crepioca, pão de queijo de tapioca, etc no Facebook. Já experimentei várias receitas e confesso que apenas uma não foi exatamente aquilo que esperava. Foi um certo pãozinho de minuto feito com leite em pó. Muito enjoativo para o meu paladar. Quase esqueci da tal pipoca gourmet! Até a querida companheira da sessão de filmes entrou para a linha gourmet. Não sei para quê se a pipoca mais gostosa é aquela feita na panela com pouco óleo e depois é só salgar a gosto. Como o povo inventa moda.
Não posto receitas, mas adoro postar fotos da minha gastronomia. Tenho alguns seguidores que adoram porque sabem que vão acabar degustando aquele prato quando comparecerem à aula daquele dia e tem quem pede para guardar um pedaço para o dia seguinte. Se guardo? Claro que sim. 
O prato que mais recebeu likes/joinhas foi o meu Cuscuz Paulista que minha Mãe me ensinou a fazer. Ela por sua vez conseguiu a receita numa entrevista do António Fagundes quando fez o Gumercindo na novela 'Terra Nostra'. 
Algumas amigas e seguidoras sempre pedem a receita do tal Cuscuz do Fagundes após sua postagem. Como sou nada egoista, compartilho. Vou no in box, dou um oi, coloco a conversa em dia e escrevo a receita. Fica mais ou menos assim: 


24/08/2018

Oi Amiga!
Desculpe a demora, mas com a manifestação dos caminhoneiros, as aulas atrasaram e tive que repor muitas. Sem contar com essa Copa do Mundo que também acaba atrapalhando as aulas. 
Finalmente arranjei um tempinho para lhe enviar a receita do cuscuz  do Fagundes. Pode botar as suas mãos na massa e fé também.

Se você quiser fazer cuscuz, comece com um não muito grande. 
Escolha uma forma ou pirex de tamanho médio. 
Você vai precisar de:
1 pacote de milho de fubá em farelo. Obs: Bate o farelo no liquidificador para ficar bem fininho assim facilita na hora de agregar o farelo ao refogado;
1 cenoura cortada em cubinhos;
1 tomate de tamanho médio picado rusticamente;
1 pimentão cortado em cubinhos  (vermelho ou amarelo, mas se quiser verde também pode, só que o verde é indigesto. Sua escolha. 🤔)
Azeitona verde ou preta sem caroço e picada;
Cheiro verde e cebolinha
1 lata de sardinha (Uma outra opção é frango. Sabe quando sobra um pouco daquele frango assado de domingo? Desfie as sobras e utilize ao invés da sardinha. Se quiser um cuscuz maior junte os dois. A mistura parece estranha, mas o gosto é delicioso.)
1 lata de ervilhas
1 lata de milho (opcional)
Ou se preferir,
1 lata de ervilha com milho;
1 tablete de caldo de frango ou legumes;
Camarões para enfeitar (opcional ou quando fizer este prato para uma ocasião especial).

Refogue cebola e alho. Algumas receitas sugerem 1 xícara de óleo de soja, mas não é necessário pois terá o óleo da lata de sardinha. 👍 Colocar mais óleo faz mal. (Refogue conforme seu paladar, mas lembre que o farelo de milho vai absorver todo seu tempero por isso procure ser bastante generosa. 😉)
Depois de refogar a cebola e alho, pode adicionar o tomate picado.  Refogue bem antes de adicionar a cenoura, mas não deixe cozinhar demais.
Adicione o pimentão e mexa bem a mistura antes de colocar a ervilha e azeitona. Para realçar o sabor do cuzcus, o segredo é: 1 lata de Pomarola (pode até ser outro molho pronto, mas a Pomarola é the best para esta receita. Believe me, Amiga. 😉) Adicione a sardinha e desmanche. Não se preocupe em desmanchar tudo de uma vez porque na hora de agregar o farelo ao molho, a sardinha vai desmanchar naturalmente.
Por último, adicione o cheiro verde e cebolinha picadinho. Pode adicionar um pouquinho de água se ficar muito grosso. 
Deixe o molhe cozinhar por 5 minutos e depois vai adicionando o farelo aos poucos e sempre mexendo. Não abuse no farelo para não deixar a massa muito grossa e ressecada. Procure deixar a massa um pouco mais para mole e molhadinha.
Depois de misturar bem, coloque a massa numa forma redonda levemente untada. Se sobrar, coloque num Tupperware redondo e dê para uma amiga. Se a Amiga é do tipo que esquece de devolver o Tupperware, coloque  num potinho de margarina.
Deixe esfriar para depois desenformar e enfeitar com os camarões. 
Tem quem enfeita com sardinha, rodelas de tomate, ervilhas, milho, palmito e ovo cozido. Eu pessoalmente acho desnecessário porque sempre deixam os enfeites no prato. Nos dias de hoje a ordem é: Não desperdiçar.
Acho que não esqueci nada ... Ah sim! Uma pimentinha sempre cai bem. 
Quando fizer o cuscuz, não deixe de postar uma foto, ok?
😉 Quero pelo menos ver a sua obra prima. 
Um beijão e boa semana para você, Amiga. 😘



Se não bastasse ter escrito tudo aquilo, ainda mando foto do farelo de milho para não comprar errado e ainda dou informação.
      
                    
35530268_1883375088415092_5432894988172132352_n.jpg?_nc_cat=0&oh=41f170a4a82f8858efa806490ab70c67&oe=5C3B7540
   

Um pacote de farelo ou farinha de milho de 500g rende 2 ou 3 cuscuz. Tem embalagem de 1 k, mas é muito e se você não usar tudo de uma vez, logo perde. Prefiro a marca Yoki, mas recomendo a Sinhá que também é boa. Aqui no Sul o povo usa muito a marca Zaeli que  é tão boa quanto as que citei.
Se exagerou ao bater farelo demais no liquidificador, junte a sobra à embalagem para o próximo cuscuz. 😉



Fiz a minha parte ao postar a receita. Agora, me pergunte se alguém fez o tal cuscuz. 


                                

Mas recebi muitos recadinhos assim:


Querida Patricia,
Muitíssimo obrigada pela receita do cuscuz!
Não sei quando terei coragem para fazer e fotografar o cuscuz!  Pensei que fosse um pouco menos complicado. É bem trabalhoso, menina!  Como é que você arranja tempo para fazer essas delícias?


Pois é ... Fazer comidinha gostosa não tem segredo. Basta ter paciência, tempo e principalmente muito amor.
Melhor ainda é ter alguém para desgustar esse amor todo contigo. 
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 07/09/2018
Código do texto: T6441824
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.