Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
185 anos de independência. Será mesmo?

Independência ou morte! Assim dizem que o nosso país nasceu. Dia 07 de setembro de 2007 – 185 de independência do Brasil. Será mesmo? Confesso que por muito tempo acreditei nessa estória mágica, criada não sei por quem que nos conta um ato heróico do nosso querido e amado príncipe do Reino Unido de Portugal e Algarves o Pedro, mais tarde conhecido como D. Pedro I.

Assistimos hoje várias matérias e programas sobre a Independência ou sobre nosso país irmão Portugal. Entretanto fico aqui pensando com meus botões: Temos consciência e valorizamos o fato de ser o Brasil um país politicamente independente? Ou será que continuamos nos comportando e agindo como uma colônia?

De alguns pontos de vista podemos dizer que muitos de nós ainda agem como colonizados, pois somente valorizam o que vem de fora – das nossas diversas metrópoles. Por que atualmente não somos, segundo alguns, colônia de um país apenas e sim de várias potências. Afinal de contas importamos idéias, costumes, produtos, idiomas e até festas! Não que eu seja contra o intercambio entre as nações ou a globalização. Mas tudo tem um limite! E hoje em dia muitos brasileiros somente valorizam o que for produzido ou criado fora das fronteiras nacionais.

Para muitos o nosso cinema não presta, só prestam as “obras-primas” produzidas em Hollywood ou no velho continente; nossas músicas são bregas, mas todos emocionam-se quando escutam uma coisa brega em inglês, pois aí é uma pérola musical. Até no esporte, mais precisamente no futebol, estamos preferindo torcer pelos times europeus.

Enfim vivemos atualmente em um país politicamente independente. Mas volto a questionar: será que o povo brasileiro está pronto ou tentando viver como nação realmente independente? Pois se é ruim ser uma colônia controlada por força militar externa, imaginemos o que é ser uma colônia por total acomodação ou por escolha do povo que deseja viver sob o domínio estrangeiro.
Firmino Maya
Enviado por Firmino Maya em 08/09/2007
Reeditado em 12/11/2009
Código do texto: T644429
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor, link para o site original da obra.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Firmino Maya
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 41 anos
82 textos (13192 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/17 15:01)
Firmino Maya