Comprar por quilo ?

          Nunca vi alguém entrar na padaria e pedir 350g de pão francês ?! 
          As pessoas chegam e pedem ; " Eu quero oito pãezinhos !" -  Continuam pedindo por unidade, como antes dessa lei esquisita de 2006 . O peso poderá variar dependendo o estabelecimento ou a própria balança, mas não poderá passar de 50g por unidade ( ?) , e se tiver 51g passará à categoria de filão de pão ?
          Na verdade eu sei o motivo, acontece que os comerciantes espertinhos vendiam o " pãozinho inflável ", lesando o consumidor, mas não eram todos mal intencionados, só os "malandro agulha", como se dizia no meu tempo, fura uma vez só, hoje o cliente some, ninguém mais é trouxa.
          Comprar laranjas e frutas também, acho super estranho comprar um abacaxi ou uma melancia por quilo ? -  Aliás , nunca sei quanto pagarei por uma inteira, e levo cada susto ?!! Até parece que é uma fruta importada do outro lado do mundo, talvez de outra galáxia !
          Se eu perguntasse quanto custa 1 kg de abacaxi, isso ( na teoria), me daria o direito de comprar só 200g , por exemplo, e certamente me diriam; "Senhor, só vendemos o abacaxi inteiro !" - Então vendem por unidade, mesmo pesando - Vá entender !
           Bananas também, escolho a penca que tenha a quantidade desejada e depois vou para a balança, uma coisa ilógica e sem o menor sentido.
            No primário aprendíamos as quatro operações usando exemplos do mercado ; " Joãozinho tem uma dúzia de maçãs , deu três para a sua irmãzinha...", hoje nem sei como as professoras estão se virando ?! A molecada nem sabe mais o que é uma dezena ou uma dúzia ,  e tem até adultos que também não sabem mais.
             No outro dia pedi 1/4 de mortadela na padaria (250g), e a garota  do balcão ficou me olhando com cara de tonta, pois não sabia a quanto correspondia.
              Sou de outro tempo,  onde as coisas pareciam mais normais !

 
Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 17/09/2018
Código do texto: T6451352
Classificação de conteúdo: seguro