As discussões são superficiais

Qual o erro de uma política do bem comum?

Qual o erro do se pensar em distribuição de renda e igualdade de oportunidades? Isso não é bom?

Qual a vantagem de se instigar a disputa e o lucro? Oportunidades para alguém e outros não?

Direitos assegurados para alguns privilegiados e negação de direitos para outros?

É errado sonhar com uma sociedade sem educação privada?

Saúde privada?

Bens terceirizados?

Direitos fundamentais garantidos por leis...

Preciso acreditar que a melhor sociedade é aquela em que exista bairro de pobres e de ricos?

Transporte de pobres e de ricos?

Lugares de pobres e lugares de ricos?

Oportunidades de pobres e oportunidades de ricos? Profissões de pobres e profissões de risos?

Não entra em minha cabeça tais situações, não consigo aceitar que a cultura do campo tenha de ser uma subcultura, a cultura urbana seja a supracultura, a periferia o submundo e os lugares mais abastecidos sejam os habitados pelas classes sociais - donos dos modos de produção e bens de consumo.

No país em que eu vivo, mercado é lugar de pobre; shopping é lugar de rico.

SUS é lugar de pobre, plano de saúde, de rico.

Por mais que exista educação pública, filho de rico deve estudar nas escolas privadas, caras, escludentes(...)

Por que que salvar vida é mais importante que instruir para a vida? Médicos ganham mais, têm mais estatus e são tratados com maiores regalias, já profesosres ganham salários miseráveis, têm péssimas condições de trabalho e não são tratados com regalias nenhuma, ao contrário, são tratados como baderneiros quando tentam reinvindicar direitos e perdas trabalhistas!

Por que salário mínimo e não salário igual para todos? Salvar vida, instruir para a vida e se ocupar da limpeza urbana, do lixo produzido pelos outros, um tem mais valor que o outro? As três funções não são importantes na sociedade?

A vida se realiza na divisão ou na multiplicação? Na adição ou na subtração?

Não seria bom o bem comum? Todos poderem ter um moradia digna? Confortável? Com direito a viajar nas férias e descansar em uma casa de praia?

Precisa ter a divisão do trabalho e o salário mínimo? O direito de fazer uma super feira enquanto outros ficam mendigando uma cesta básica?

Pode ser utopia, mas eu sonho e não tenho medo!

Sonho com o social, com a fraternidade, a igualdade e a liberdade...

Desejo e almejo viver em um país com igualdade de condições para negros, gays, mulheres, religiosos, periferia... Um país com distribuição de renda, com justiça social, cidadania assegurada, sem divisão de classe ou oportunidades.

Não vejo isso no lucro, no acumulo do capital, em um país entregue nas mãos de políticos empresários representantes de grupos privados, oligárquicos (...)

Por isso queiro e minha luta não é apenas um dia, minha luta é a vida inteira, todos os dias.

Marcus Vinicius