O MUSEU E EU...

A pedido das Museólogas doutoras Louise Prado Alfonso e Márcia Lika Hattori, organizadoras do então Museu Histórico e Arqueológico de Lins, contribui com acervo de diversas peças da cultura japonesa. Atraíam visitantes principalmente de outras cidades. O chamariz era a estátua do Samurai de autoria do conceituado artista de renome internacional Yukio Tsukada. Essa peça foi cedida por empréstimo somente para a inauguração do Museu. Ficou exposta na Embaixada do Japão, em Brasília, no centenário da Imigração Japonesa. Todo mundo queria tirar uma foto ao lado dela. A explicação das peças no painel afixada logo à entrada é de minha lavra.

Tive a oportunidade, com o apoio da Dra. Ana Vilma Pellicano, então assessora da Secretaria da Educação, de promover naquele recinto exposição, entre outras, de Mangá e de Ideograma.

Com a mudança da administração do Museu, nomeada pelo novo prefeito, recolheram as peças e alteraram totalmente o layout, desfigurando a proposta original, alterando inclusive a denominação. A estátua do Samurai levei-a à Prefeitura de Promissão, já que era destinada ao futuro Museu daquela cidade. Está exposta na Biblioteca.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 18/09/2018
Código do texto: T6452449
Classificação de conteúdo: seguro