Eis a questão

Qual a dificuldade de aceitar e compreender que o ser humano nasce macho (masculino) ou fêmea(feminino), tudo isso pelo determinismo biológico? Dessa forma apresenta órgãos nomeados como masculinos e órgãos nomeados como pertencentes ao corpo feminino.

Existe dificuldade nisso?

Nascido ou nascida, no seio da sociedade já existente, com costumes, crendices, tradições, cultura, esse ou essa sujeito social vai se compondo de forma social, cultural e histórica.

Para a prática da aceitação social e cultural, o corpo masculino é chamado de menino, depois homem ou menino/homem ou homem/menino! Assim também é com o corpo feminino denominado de menina ou mulher; menina/mulher ou mulher/menina.

Na formação da sociedade e com seis grupos de poder, os papéis vão se tecendo e os valores impostos pelo uso, assim, aos poucos, as coisas vão sendo impostas e se naturalizando: o comportamendo da menina e do menino vão sendo determinados ditados pelas representações, daí o modo de se vestir, de se comportar, de agir, de falar, de atuar na sociedade, de exercer a força no trabalho, de ser representado no grupo(...)

Ser menino e ser menina vai sendo ditado e construído socialmente, ou não? Quem diz que a mulher é delicada, frágil e o homem é bruto e mais forte?

Quem determinou que homem brinca de bola e mulher de boneca? Esses gostos vem do além ou são impostos pelo uso social?

Quando um menino resolve brincar de boneca, quem diz que ele é mulherzinha? Quem diz que ele é delicado, o isola das brincadeiras e dos grupos de meninos?

Quando uma menina resolve jogar bola e não brincar de boneca, quem diz que ela quer ser menino ou tem comportamento de homem?

Questiono: ser menina ou menino, homem ou mulher é o mesmo que ser macho ou fêmea? Como? Por quê?

Por que o sujeito que nasceu macho apresentou comportamento feminino e é chamado de mulher?

Por que a sujeita que nasceu feminina apresentou comportamento masculino e passou a ser chamada de homem?

Respondendo de forma mais reflexiva, é possível compreender que o sexo do determinismo biológico é diferente do gênero construído de forma social, cultural e histórica?

Discutir tais questões é possibilitar o entendimento da complexidade humana, uma vez que os contextos e as significações simbólicas destas construções são consideradas como paradigmas para o entendimento mais subjetivo da condição humana.

O que se mostra é a possibilidade de se discutir questões de gênero para uma maior compreensão acerca dessa diversidade tão acentuada na contemporaneidade.

Não é uma questão de imposição, mas de evolução. São situações postas na sociedade que não podem ser ignoradas, ao contrário, é preciso que se discuta para o melhor entendimento das identidades de gênero expressivas e presentes nas relações sociais.

Não é uma ideologia imposta, é uma realidade que precisa ser respeitada para que se possa minimizar as dores desses corpos expressivos e tão exposto às mais diversas circunstâncias de violências.

É uma realidade que não pode ser posta no esquecimento ou na ignorância(...)

Marcus Vinicius