O MUNDO, É MAIS QUE EU!

Entre o universo amplo e o particular, vivemos percepções distintas, que interagem constantemente.

O mundo pessoal, gira em torno do ego, convicções, preferências, postura, num roteiro muito concentrado no eu, tantas vezes, potencialmente vivido, como se apenas o que interessa, seja a própria vontade, no contexto individual, tão somente.

Ocorre que viver, é algo coletivo, pressupõe observância do todo, não estritamente olhar para o umbigo e seguir, isoladamente, o que diz seu egoista e solitário ser.

Muitas vezes, precisamos analisar o contexto que vivemos, fazer o debate de ideias, para um melhor convivio, refletir na análise, do que pensa o outro, ter respeito, ao sentimento alheio, buscar a troca de experiências, promover o aprendizado, com o exemplo do próximo, tecer a união de forças, para construção de algo mais sólido e democrático, na visão global de pessoas e ambiente, para uma rotina, mais promissora, entre todos.

O mundo ao nosso redor, aquele que motiva a vida, é de fato, bem mais que o nosso conceito individual, pois, de certo, se nos isolarmos, como uma ilha, iremos entristecer de tédio, solidão, nos sentiremos sempre, incompletos, ao passo, que se tivermos a inteligência emocional, em observar e usufruir de tudo que vem de fora, sem fronteiras de interação, iremos, certamente, conquistar espaços cada vez maiores, nesta amplitude magnífica, que é a arte, de saber viver!

Não há receita para a vida ideal, mas com certeza, nosso mundo interior, não irá evoluir ou se realizar, sem buscar entender, respeitar e participar, de tudo que há, no mundo afora!

Como gosto de aludir, em versos populares, que ajudam a refletir, o poeta já disse, de forma precisa:

"Podemos ver o mundo juntos, sermos dois e sermos muitos, nos sabermos sós, sem estarmos sós; abrirmos a cabeça, para que afinal floresça, o mais que humano em nós!"