HAJA PACIÊNCIA PARA LER

Não atinei o porquê mas a imprensa escrita tem dado preferência para fazer parte da redação, profissionais formados em diferentes áreas que não o jornalismo.

Se você vai construir, procura arquiteto ou engenheiro. Defendê-lo, advogado. Gato doente, veterinário. Cada um na sua especialidade.

Por isso, face aos longos artigos, longas reportagens, cada vez mais vem perdendo leitores.

Nos trabalhos publicados, pasmem, há autores que usam até aquela figura de linguagem chamada Mesóclise. O presidente Jânio Quadros abusava no emprego: Fi-lo porque qui-lo: Bebo-o porque é líquido, se fosse sólido comê-lo-ia.

A Mesóclise está em desuso.

Tanto é verdade que a nossa Constituição de 1988, não apresenta nenhuma Mesóclise, revisada que foi pelo renomado filólogo Celso Cunha.

Os melhores manuais na arte de escrever recomendam usar somente três tipos de frases: Monofásicas: apenas uma informação; Binárias: fazer passagem de uma informação para outra. Só duas informações. Terciárias: enunciar e explicar:só três informações.

Alternando o uso, conforme a cadência que queira dar.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 04/10/2018
Código do texto: T6467522
Classificação de conteúdo: seguro