Nem Todos Querem
Nem Precisam


 

Navegava pela Internet quando recebi um voice clip de um ex aluno do Ensino Médio. Nunca vou esquecer aquele menino que fez um CD especialmente para mim com canções dos anos ´70 que tenho guardado e ouço sempre quando sinto saudades do meu tempo de criança. Hoje, o jovem engenheiro formado namora uma designer muito criativa e despojada. No voice clip ele pede um favor: "Será que  poderia dar um 'help' para minha namorada, Teacher?"
Ela quer saber como os americanos chamam a área da casa onde fica a churrasqueira. Respondi que não tem área ou espaço específico para a churrasqueira. Indignada, ela questionou, "Por que não tem, Teacher?"
Procurei explicar:
O americano não tem a mesma paixão por churrasco como o brasileiro. Além do mais, a carne bovina é muito cara na terra do Tio Sam. Salsicha e hambúrguer são os queridinhos do All American Barbecue. Costela e Carne Bovina de Primeira são para quem tem 'expertise' (competência). Cantinho  reservado pra fazer churrasco então para quê? No Brasil esse cantinho não é só para o churrasco, mas  para comemorar datas especiais, reunir a turma para um pagodinho, sambar e torcer pela Seleção. Cá entre nós, americano tem know how em muitas áreas, mas não em samba e muito menos em futebol (soccer). 
O sonho de consumo do americano é uma super churrasqueira portatil ou um George Foreman Grill porque churrasco não é feito o ano inteiro, mas quando o tempo está estável e a temperatura agradável. Isto ocorre em meados de maio e prossegue até  final de agosto. Por que investir num espaço que será aproveitado por nem quatro meses?
A jovem designer não gostou muito da resposta.
"Pôxa, Teacher! Como vou vender os meus  projetos para os gringos agora? "
"Quem sabe você projeta um espaço para entretenimento. Todo americano que se preza têm um 'Family Room' (Sala da Família) onde todos se reunem para jogar, brincar, montar quebra cabeças, lêr, assistir filmes, fazer enfeites para o Halloween e Natal além de bater papo enquanto devoram Doritos, pizzas, marshmallows e Coca-Cola."
Sugeri que a jovem buscasse mais informação na revista 'Good Housekeeping' que trata de decoração, móveis, arquitetura, novidades, etc.
"Estava esquecendo de um dos maiores passatempos dos americanos: o DIY (Do It Yourself - Faça Você Mesmo). Para economizar seu rico dinheirinho, e também não correr o risco de ficar ocioso durante o outono e inverno, o americano  reforma sua casa.  O planejamento começa no fim do verão e no início do outono (setembro) mãos à obra.  A reforma termina antes do Thanksgiving (fim de novembro) e geralmente outra reforma começa para deixar a casa mais bonita ainda para o Natal e Ano Novo. As paredes da casa são de gesso, por isso é fácil  derrubá e levantá-las num piscar dos olhos. O DIY é muito popular entre os 'homemakers' (mulheres e homens que optam por 'administrar' o lar e cuidar da criação dos filhos ao invés de buscar uma carreira profissional). Melhor ocupar as mãos do que deixar a porta aberta convidando o frio e a ociosidade  para dentro do lar e as mentes."
Ouço um suspiro.
Acho que desanimei a designer.
     
Calada Eu
Enviado por Calada Eu em 05/10/2018
Código do texto: T6468235
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.