Por detrás das linhas

É fato que muitas coisas são ditas, mas poucas são compreendidas. O significado semântico das palavras e suas expressões estão se perdendo no entendimento comum e poderiam nos dar muitas pistas para se “ler” a verdade e descobrir onde ela poderia estar. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Mas afinal, de que verdade estamos falando?

A verdade simbólica, por exemplo, é pouco compreendida. Popularmente, os termos como “Maria vai com as outras” ou “Dar uma de João sem braços” são expressões bastante conhecidas que dizem uma coisa, mas na verdade, significam outra.

Alguns interpretam a figura de Maria Madalena como sendo o símbolo da alma humana ou mesmo da Igreja que, vivendo em pecado, precisa de redenção e do perdão do Cristo para sua salvação. Outros ainda, que Babel é toda torre (obras) construída pela mão do homem, com sua ciência e intelectualismo egoísta e soberbo, que no final acaba caindo em confusão e desgraça, porque sem a sabedoria de Deus (do coração) nada pode vingar. Eis a preocupação presente com a Engenharia Genética e os transgênicos.

Vivemos dias gloriosos de conforto tecnológico, mas também vivemos dias de inquietude e confusão social. Dias em que o caráter e a fé das pessoas estão sendo colocados a prova. Parece até “papo” de religioso não é mesmo? Mas não é. A ideia é que a gente leia tudo com os olhos atentos ao que esta escrito e o que estão querendo dizer.

Como bem sabemos, há verdades distorcidas como mentiras e mentiras coloridas como verdades. Atualmente, nos deparamos com a onda das “Fake News”. Por “detrás” das frestas da Internet, pessoas má intencionadas acabam por divulgar fatos fabricados e não verdadeiros, com a intenção de “fazer a cabeça” dos leitores desatentos e que não procuram confirmar o que está “por detrás” dos fatos. Enfim, é como ver e enxergar. Parecem a mesma coisa, mas no fundo sabemos que não são.

Ler sempre, ler bons artigos, mas acima de tudo, ler por “detrás das linhas” e das intenções.

Geraldo Faria
Enviado por Geraldo Faria em 06/10/2018
Reeditado em 06/10/2018
Código do texto: T6469098
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.