Por acaso, hoje é o dia do NORDESTINO!
E, não por acaso, o que temos visto é uma enxurrada de impropérios contra esse povo singular, lutador, bonito, alegre e hospitaleiro e acima de tudo, BRASILEIRO!
Sinceramente, penso que tal atitude é de uma prepotência sem limites. Reflexo de mentes desajustadas, preconceituosas e ignorantes, pois, a maioria que arrota pejorativos e destila seu ódio doentio sobre os nordestinos não conhece sua história, sua cultura e sua força.
Nunca ouviram falar de Ruy Barbosa, Zumbi, Castro Alves, Gilberto Freyre, Graciliano Ramos, Ariano Suassuna, Milton Santos, Raquel de Queiroz, Antônio Conselheiro, Luiz Gonzaga, Ferreira Goulart, Patativa do Assaré, Ana Néri, Irmã Dulce...
Imaginam, em sua limitação tosca, que o Nordeste é apenas praia, onde vão se deliciar em nossa orla paradisíaca, e carnaval, onde vão se esbaldar e se permitir todas as fantasias que sua vidinha hipócrita não permite.
O Nordeste tem história, tem raízes profundas e tem, acima de tudo, orgulho de ser o que é. E, sabendo que somos um povo resultante de uma miscigenação, com uma ancestralidade que vem da fusão de outras raças, não votariam em um candidato cujo vice falou que seu neto é o exemplo do “ branqueamento da raça”!
Se o seu candidato não se elegeu no primeiro turno, certamente o seu discurso não seja de todo convincente ou ainda, não tenha apresentado uma proposta de governo que atenda as aspirações de TODO o povo brasileiro.
 Vivemos em uma democracia e toda e qualquer ideologia deve ser respeitada. Cada um tem a sua e que se faça a vontade da maioria. Para isso se tem um segundo turno.
Essa reação primitiva e arrogante de querer culpar os nordestinos é no mínimo, falta de equilíbrio emocional e desespero.
Tenho lido um discurso carregado de preconceito ao se referir ao nordestino como ignorante, pobre coitado, aliciado pelo voto de cabresto, que aliás, não é uma prerrogativa do PT.  Durante anos, o que se viu foi o domínio dos “ coronéis” por esse Brasil afora que se utilizavam de sua força política e corrupção.
Se o Nordeste votou no PT, não cabe a você, eleitor contrário, questionar nem julgar. Cada um sabe de suas necessidades, de suas convicções e num ambiente democrático, o respeito é fundamental. Se você ficou frustrado porque esperava uma hegemonia partidária, uma vitória no primeiro turno, o problema é seu.
Não vou aqui discutir ideologia política. Não por falta de argumentos, simplesmente tenho preguiça para lidar com mentes alienadas, com gente prepotente, preconceituosa e desprovida de humildade.
Até porque quem manteve um Maluf por tanto tempo no poder, quem elege um palhaço novamente, um ex ator pornô, afundado na lama da promiscuidade, não tem muita moral para criticar o voto de ninguém.
A minha indignação é em relação a essa manifestação grosseira e prepotente contra os Nordestinos, apenas porque eles não votaram em seu candidato.
Ninguém tem que dar explicações para o seu voto. Vivemos em uma democracia e os debates inteligentes são salutares, sem o tom de arrogância e fanatismo.
Assim sendo, engula sua arrogância e prepotência e preocupe-se com o seu voto. Aceite o resultado das urnas. Faça campanha, defenda sua ideologia mas respeite a posição alheia.
O nordestino não precisa ser convencido de nada, pois é capaz de fazer suas próprias escolhas.
Antes de abrir a boca e despejar um monte de asneiras, procure conhecer a história de seu país, que não se resume nas quatro linhas de seu mundinho. O Brasil é muito maior do que suas aspirações pessoais.
E nas próximas férias, ao invés de ir para Salvador, Porto Seguro, Natal, Fernando de Noronha, Fortaleza, Maceió, vá para Paris, Miami, para o Hawaí, pra Marraquexe ou Bagdá, ou então vá para o raio que o parta!

Eu posso não estar mais no Nordeste, mas o Nordeste sempre estará em mim!

 

 
 
 
 
 
 
BETH LUCCHESI
Enviado por BETH LUCCHESI em 08/10/2018
Reeditado em 09/10/2018
Código do texto: T6471066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.