Agosto

Agosto, mês do cachorro louco.

Agosto vem do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Ele mudou o nome do mês – que antes se chamava Sextil - simplesmente porque não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi batizado o mês de julho. Mas se isso já não bastasse, ainda ambicionou que o "seu" mês também tivesse 31 dias, não queria perder em nada para Julio César. Talvez esse tenha sido um dos primeiros atos de loucura vinculados ao mês de agosto. Desde então os romanos começaram a espalhar estórias de medo e azar e outras loucuras cometidas durante esse mês.

Tempos depois, em Portugal, um rei determinou que as expedições que partiam à procura de novas terras deveriam sair sempre no mês de agosto, e como a maioria dos homens estavam embarcados nessas expedições – ou pelo menos os mais corajosos e honrados, que eram na verdade os grandes partidos da época, as mulheres preferiam esperar pelos que voltassem. Casar antes da viagem era correr o risco de passar uma lua-de-mel solitária, ou até ficar viúva, por isso criou-se o ditado: “Casar em agosto, traz desgosto”. Através dai deu-se uma série de superstições relacionadas ao casamento, como comprar casa, trocar móveis, nada disso deve ser feito no mês de agosto.

Já nos tempos de hoje, na Argentina – acreditem se quiser – algumas pessoas acreditam que não se deve lavar a cabeça durante o mês de agosto, quem o faz, está chamando a morte. Fico imaginando aqueles jogadores da seleção Argentina – que inclusive no mês passado perderam a copa América pra nós (Isso não tem nada a ver com assunto, mas é sempre bom lembrar) – com aquela cabeleira suada depois de um jogo... Um mês sem lavar? Acho que nessa hora as mulheres argentinas gostariam de ser portuguesas, só para tê-los bem longe delas.

A verdade é que, além disso, muita coisa ruim aconteceu no mês de agosto, como por exemplo: As duas grandes guerras mundiais começaram em agosto, Hitler assumiu o governo da Alemanha em agosto, a construção do muro de Berlim foi iniciada em agosto, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, as cidades de Hiroshima e Nagazaki foram destruídas pela bomba atômica, Getulio Vargas suicidou-se no dia 24 de agosto de 1954. Sem falar nas guerras, desastres, furacões, invasões, suicídios, terremotos e epidemias, dentre elas o primeiro surto de raiva entre animais domésticos que aconteceu na Europa e depois se espalhou pelo mundo. Desde então, no mês de agosto acontece a campanha de vacinação contra raiva, onde todos os donos levam seus bichinhos e bichões para tomar a vacina. Por esse motivo agosto é chamado de mês do cachorro louco.

No dia 24 de agosto é celebrado o dia da Sogra, e também é o dia de todos os Exus do candomblé no Brasil. Espirituosa coincidência. Mesmo não sendo supersticioso, no dia 24 vou acender uma vela para que todos eles fiquem em paz e longe de mim, inclusive minha sogra. Mesmo não acreditando em azar e coincidências, só por precaução, já separei o pé de coelho, um ramo de arruda – pequenininho, para ficar discretamente atrás da orelha, sem chamar a atenção, também pendurei a ferradura atrás da porta. Só não sei ainda como fazer para ficar longe do pit-bull do meu vizinho ao lado, e principalmente não cruzar em hipótese alguma com o gato preto da vizinha de frente. Não é nada demais, besteira sem importância, afinal eu não acredito em nada disso, também não passo embaixo de escadas mas só por costume, mania. É como diz aquele ditado espanhol: “Yo no creo en las brujas mas que las hay, las hay”.

Marcelo Nocelli
Enviado por Marcelo Nocelli em 11/09/2007
Código do texto: T647843
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.