ANSIEDADE

ANSIEDADE

A ansiedade é uma resposta normal a uma crise, como um exame iminente ou um novo emprego. Mas, ansiedade excessiva pode ser problemática e causar doenças físicas. Ansiedade palavra derivada do latim “anxietate” tem como sinonímia: ânsia ou sensação de receio e de apreensão, sem causa evidente, e a que se agregam fenômenos somáticos como taquicardia, sudorese, entre outros. Esse mal atinge grande parte da população brasileira e mundial. Como se livrar dela seria uma pergunta oportuna? Claro que sim. Os distúrbios da ansiedade são inúmeros, tudo na vida precisa de limites. A ansiedade também conhecido por angústia é uma doença que funciona como sinal de alerta frente a possibilidades de perdas emocionais do equilíbrio componente comum da síndrome depressiva que afeta o sexo masculino e feminino, sobretudo na meia idade. Mais de um terço das mulheres de meia idade admitem ter períodos de depressão, incluindo ansiedade em suas relações familiares e em seu local de trabalho. A vida agitada do dia-a-dia, o estresse, as preocupações, a violência, a falta de amor podem gerar ansiedade, pânico e menopausa.

Os sintomas podem ser confundidos com outras doenças, inclusive as coronárias, e as provenientes da tireóide. A pessoa ansiosa deve se submeter a testes antes de se definir se está sofrendo de um distúrbio de ansiedade. Qualquer anormalidade em seu sistema emocional procure a ajuda amiga de um profissional da medicina, principalmente os que lidam com problemas psicossomáticos. A psiquiatria, a neurologia ou mesmo, clinica geral para primeiro diagnóstico. Estudiosos no assunto afirmam que os sintomas da ansiedade são mais comumente diagnosticados como: irritação, maior sensibilidade a ruídos, inquietação, preocupação exagerada, o prejuízo causado pela falta de atenção e a capacidade de concentração. Estes sintomas psicológicos podem ser acompanhados de manifestações físicas variadas, tais como: boca seca, dificuldade de deglutir, dor no estômago ou sistema digestório, presença ou excesso de gases intestinais, sensação de aperto no peito, dificuldade de respirar, percepção dos batimentos cardíacos, sensação de formigamento, dores de cabeça ou cefaléias, zumbidos no ouvido, vontade de urinar, tremores e insônia. A situação em que vivemos atualmente causada pela insegurança, pelo desemprego, pela perda de entes queridos, falta de amor próprio pode levar a quadro extremo de ansiedade.

É importante buscar ajuda de pessoas íntimas, com as quais a pessoa sinta segurança em compartilhar as dificuldades que está enfrentando. Devem-se combater os momentos de solidão com leituras, música, cinema ou televisão. As más notícias, a banalização da violência, o contato direto com ela, o desrespeito ao ser humano, a fome, a miséria, o desemprego, o ócio, podem transformar os que assim vivem num rol de ansiosos e estressados. A incerteza de um futuro melhor para si e para outrem, a preocupação presente, um estimulo negativo com o passado são fabricantes em potencial de seres ansiosos. A ansiedade pode levar a casos mais graves como depressão, obsessão e a síndrome do pânico. A agorafobia é umas das doenças causadas pela ansiedade. O que temos a fazer? Controlar a ansiedade, o medo, o pavor entre outros sintomas e se isso não acontecer seremos eternos consumidores de tranqüilizantes, ansiolíticos a antidepressivos. Os lucros dessas fobias são dos laboratórios, proprietários de farmácias e clínicas especializadas. O maior índice de ansiosos está nos assalariados e funcionários públicos. A ambição, a gula, em geral os “sete pecados capitais” podem geral um quadro leve ou grave de ansiedade, dependendo da escala e dos abusos humanos. Não se deixe levar pela ansiedade procure viver em harmonia consigo mesmo, realce sua vida com a felicidade, boas maneiras e bons costumes. Divirtam-se.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 12/09/2007
Código do texto: T649310
Classificação de conteúdo: seguro